Notícias

TRT define data para pagamento dos trabalhadores do transporte

Cobradores e motoristas prometeu suspender as paralisações, segundo a desembargadora Liana Chaib..

O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) fechou um acordo nesta quarta-feira (25) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro-PI) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Durante a audiência, foi definido datas para os pagamentos dos trabalhadores.

Segundo a relatora do processo, a desembargadora Liana Chaib, a reunião foi realizada para inclusão de um aditivo na convenção coletiva atual, prevendo a realização do pagamento de forma quinzenal, e não mensal, dos trabalhadores. A alteração visa a resgatar a cláusula que já existia na convenção anterior.

Também foi fixada uma data para repasse de R$ 850 mil pela Prefeitura Municipal de Teresina, que deverá acontecer todo dia 4. Sobre outras irregularidades, o Sintetro foi orientado a procurar a intervenção de órgãos competentes.

“Quaisquer outras questões que possam surgir serão comunicadas aos órgãos competentes. Assuntos como fiscalização da anotação da carteira de trabalho e jornada parcial devem ser levados ao Ministério Público do Trabalho e à Delegacia do Trabalho, para que as providências necessárias sejam tomadas por órgãos competentes”, destacou a desembargadora.

Estiveram presentes, também, o desembargador Manoel Adilson, do TRT-PI, o procurador-geral do município, Aurélio Lobão e representantes de empresas de ônibus.

Fiscalizações permanecem

Com o acordo fechado, o Sintetro prometeu suspender paralisações do transporte público de Teresina. Ao g1, o presidente da categoria, Antônio Cardoso, informou que existem irregularidades nas contratações detectadas por fiscalizações realizadas pelo sindicato, mas os trabalhadores não serão impedidos de realizar percurso.

“Vamos levar ao conhecimento do MPT e, possivelmente, ao Ministério do Trabalho”, disse.

O g1 também procurou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) , que informou que se posicionaria posteriormente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo