Notícias

Pescadores aproveitam cheia da Lagoa do Portinho para vendas

Apesar da boa pesca, os moradores precisam lidar com imóveis repletos de água e trechos interditados.

Se por um lado a cheia da Lagoa do Portinho tem provocado transtornos com a interdição da BR-402, por outro os pescadores comemoram as boas pescas. Eles contam que, agora, além de consumir, eles estão com uma boa venda já que a lagoa aumentou o nível de água e a quantidade de peixes.

Além dos peixes mais comuns na região, os pescadores afirmam que as redes estão ficando cheias com tipos, até então, difíceis de serem encontrados na região, como robalo, tambaqui e pema. Por falar em peixes, assim que a lagoa transbordou, no dia 11 de maio, eles chegaram a invadir um restaurante e a nadar pelo chão do local.

A Lagoa do Portinho, na cidade de Parnaíba, é um dos principais cartões postais do estado do Piauí. Para o pescador Paulo Pereira Veras, a cheia das águas tem reservado diversas surpresas aos pescadores.

“Curimatã, surubim, branquinha e piau são os principais que davam lá (na Lagoa do Portinho), e apareceu agora esses tambaqui. Sei que anos atrás, antes dela secar, tinha bastante tambaqui aqui. Eu cheguei a pegar um tambaqui de 22 kg”.

Lagoa do Portinho – Foto: Reprodução

Uma outra realidade

A cheia da Lagoa do Portinho provocou a inundações de imóveis, como alguns restaurantes, além invadir a BR-402, no KM 39, no povoado Carpina, com risco de rompimento da pista. Essa situação mudou a rotina dos moradores e de quem trafega pela região.

Pai de três filhas pequenas, o pescador Carlos Henrique Rodrigues teve o acesso a sua casa tomado pela água, situação que acontece todos os anos. Apesar das dificuldades geradas pela situação, ele não deixa a casa por medo de perder os bens que ainda lhe restam.

“Às vezes, a gente pensa em sair, mas, para abandonar assim, a casa da gente, não é bom porque aqui é um lugar muito bom. As pessoas daqui são muito legais, mas tem gente que não é daqui que pode querer levar as coisas da gente”.

Foto: Reprodução

Fonte: clubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo