Notícias

Teresina: comitê decide manter liberação do uso de máscaras

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (03).

O Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina decidiu manter o uso opcional de máscara em ambientes fechados como medida de prevenção do coronavírus. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (3).

Atualmente, o uso de máscara em ambientes fechados é opcional. Está assim desde o dia 28 de março de 2022, devido o baixo índice de transmissibilidade.

A discussão sobre o uso de máscara em locais fechados surgiu após o estado de São Paulo e o Distrito Federal passarem a adotar a máscara de forma obrigatória após o aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nesses locais.

“Como em outros estados isso já ocorreu, né? Pelo menos aí quatro, cinco estados. Teresina também está no foco. Como nós já temos índice de vacinação muito bom, muito grande. Então, pode ser que recomendação do COE seja manter a nossa situação atual”, tinha antecipado Gilberto Albuquerque, antes da reunião de hoje.

Albuquerque disse que aguarda os números mais atuais da situação epidemiológica na cidade para uma nova avaliação.

“Se houver uma tendência de aumento, a gente já tem que tomar as precauções agora, antes que isso aconteça. Situação hoje de Teresina é preocupante? Não, não, nós estamos estáveis, haja visto número de leitos ocupado, número de complicações, está tudo estável, está tudo tranquilo. Mas, como eu digo, a gente não avalia só o número dessa semana”.

Infectologista e membro do COE Municipal, Walfrido Salmito, reforçou que reunião técnica com todos os membros do COE decidiu “manter as coisas como estão”.

“Não vamos fazer nenhuma revogação no momento. Na próxima sexta, a gente vai reavaliar todos os dados e os dados do momento em Teresina são bons. A gente tem poucas internações, estamos há mais de duas semanas sem óbito e, com isso, a gente resolveu manter a flexibilização do uso da máscara”.

Na reunião estiveram presentes presidente da FMS, Gilberto Albuquerque; os infectologistas Kelsen Eulálio e Walfrido Salmito, além do virologista Marcelo Vieira e o enfermeiro Johansen Pitta. Todos membros do COE Municipal.

Fonte: clubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo