Após reunião nesta sexta-feira (10), o Comitê de Operações Especiais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) decidiu recomendar, à Prefeitura de Teresina, o retorno do uso de máscaras no combate à Covid-19 na capital. Segundo o COE, uma das situações em que o uso deveria ser obrigatório é em unidades de saúde.
O coordenador do COE, o médico infectologista Walfrido Salmito informou que Teresina ainda registra menos de 200 casos para cada 100 mil pessoas, o que deixa a cidade em situação confortável quanto à necessidade de cuidados.
“Vamos recomendar o uso de máscara em grandes aglomerações, em locais fechados, por exemplo, com shows. Recomendação apenas, não obrigatoriedade”, disse o gestor.
Após a reunião, o presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque, afirmou que as recomendações são uma precaução para evitar um crescimento ainda maior de casos. “O número de testes positivos aumentou e não vamos esperar que mais pessoas adoeçam para podermos tomar medidas”, disse.
“Por enquanto, serão recomendações. O número de internações ainda é baixo graças à porcentagem de imunização, que foi alta, mas chamamos atenção para a 3ª e 4ª que ainda há uma quantidade pendente. Estamos pedindo que a população compareça aos postos de vacinação e garanta essa segurança”, declarou o gestor.
Casos aumentam no país
Os casos, embora ainda em baixa quantidade no estado do Piauí e em Teresina, já deixam em alerta algumas cidades do país, onde o uso já voltou a ser obrigatório.
A situação no estado é muito menos grave do que a registrada em momentos anteriores da pandemia. Em 2 de fevereiro desde ano, por exemplo, conforme o painel, foram mais de 2,1 mil casos em 24 horas. A partir de então, os casos caíram consideravelmente e, por vários dias, o estado zerou o registro de novos diagnósticos de Covid.
Contudo, nos últimos dias, os casos registraram aumento de 110%, segundo o painel de dados da doença da Sesapi. No último dia 31 de maio, por exemplo, foram registrados 10 casos.
Fim da obrigatoriedade
O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020, com um decreto que obrigou o uso em locais abertos e fechados.
O uso permaneceu obrigatório até 12 de abril de 2022, após algumas mudanças nas regras, o estado flexibilizou de vez uso de máscaras em locais fechados.
A condição era de que as cidades tivessem pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Em Teresina, o uso já não era obrigatório desde 24 de março.
O uso continuou obrigatório para idosos e pessoas imunossuprimidas, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;
E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.
Fonte: g1piauí