Enzo é eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina
Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) votou contrário, segundo ele, ao processo eleitoral sucedido e não contra a chapa
O vereador Enzo Samuel (PDT) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Teresina para o biênio 2023/2024, na manhã desta quarta-feira (15). A vereadora Pollyana Rocha (PV) será a primeira vice-presidente. A escolha foi feita em eleição antecipada após tensão pré-campanha estadual.
A chapa encabeçada pelos parlamentares recebeu 28 votos dos 29 vereadores da Casa. A chapa recebeu o voto, inclusive, do vereador Dudu Borges (PT), que havia sido contrário a antecipação da eleição.
Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) votou contrário, segundo ele, ao processo eleitoral sucedido e não contra a chapa.
A eleição da Mesa Diretora estava prevista para ocorrer em dezembro deste ano. A escolha, no entanto, foi antecipada em um movimento do presidente Jeová Alencar (Republicanos) e do vereador Enzo Samuel, que contou com a chancela da maioria dos vereadores da capital.
A antecipação da eleição teve como principal efeito a articulação de membros do Palácio da Cidade de lançar o vereador Renato Berger como candidato à presidência. O parlamentar está licenciado no comando da Secretária Municipal de Esportes (Semel).
A aprovação da antecipação com uma data marcada em um período de 24h retirou o tempo hábil para que o secretário retornasse à Câmara e formasse uma chapa. O secretário confirmou ainda na noite da terça-feira (14) que não iria se lançar candidato.
Veja chapa completa:
Presidente: Enzo Samuel (PDT)
Primeira vice-presidente: Pollyana Rocha (PV/federação)
Segundo vice-presidente: Markim Costa (Republicanos)
Primeiro-secretário: Paulo Lopes (PSDB)
Segundo-secretário: Elzuila Calisto (PT/federação)
Terceiro-secretário: Valdemir Virgino (Progressistas).
Quarto-secretário: Vínico Ferreira (sem partido)
Corregedor: Bruno Vilarinho (PTB)
Ouvidor: Roberval Queiroz (União Brasil)
Suplentes: Fernanda Gomes e Thanandra Sarapatinhas