UFPI abre ponto de vacinação contra a Covid-19 em Teresina
Imunização conta com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e deve contemplar estudantes da instituição e o público em geral.
O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) disponibiliza, a partir desta terça-feira (21), um ponto de vacinação contra a Covid-19, em Teresina. A imunização conta com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e deve contemplar estudantes da instituição e o público em geral.
O atendimento acontece até a próxima sexta-feira (24), na sala 330, próximo ao Hall do CCHL, das 9h às 17h. No local, serão aplicadas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacinas contra a doença.
Para receber o imunizante, basta apresentar documento de identificação com foto e cartão ou comprovante de vacinas anteriores.
Na última quarta-feira (15), a UFPI informou que professores, técnicos e alunos devem portar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para retorno presencial às atividades, que iniciou nesta segunda-feira (20). Segundo a instituição, o documento deve estar atualizado conforme a idade.
A medida faz parte de um conjunto de ações, aprovadas pelo Comitê Gestor de Crise (CGC), para tentar conter avanços de casos da doença dentro da universidade.
Outros pontos de vacinação na capital
Em Teresina, até a sexta-feira (24), estão disponíveis seis pontos de drive thru para a aplicação da vacina contra a gripe e das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses contra a Covid-19. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, os imunizantes contra a gripe e o sarampo para os grupos prioritários seguem disponíveis. Confira:
Gripe
Até sexta-feira (24), a vacina contra a gripe estará disponível em seis pontos de drive thru (veja ao fim da reportagem) e nas 82 UBSs espalhadas pela capital.
As pessoas que possuem direito ao imunizante são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso e caminhoneiros.
Sarampo
Nas 82 UBSs também estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde – a título de atualização da caderneta – a vacina contra o sarampo.
Covid-19
Nos seis pontos de drive thru (confira ao fim da reportagem) também serão aplicadas, ao longo da semana, a primeira, segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 12 anos ou mais, além da quarta dose para adultos de 18 anos ou mais que tenham recebido a último dose há, no mínimo, quatro meses.
A vacinação infantil contra a doença segue sendo realizada nas UBSs do Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti.
Documentos necessários
Para receber uma dessas vacinas, o paciente ou responsável dele deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e o cartão de vacinação. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.
Pontos de drive thru
O horário de funcionamento dos pontos de drive thru será de 9h às 17h, exceto no CEU Norte, que ficará aberto entre 9h e 12h.
- Terminal Parque Piauí
- Terminal Zoobotânico
- Terminal Livramento
- Terminal Buenos Aires
- CEU Norte (horário de funcionamento: 9h às 12h)
- Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3)
Fonte: g1piauí.com