Corrida de canoas dá início às celebrações de São Pedro
A competição de canoeiros é um dos eventos, que terá ainda uma missa aberta ao público, carreata e uma procissão inclusive com percurso fluvial pelo rio Parnaíba, com a imagem de São Pedro sendo conduzida.
Acontece nesta quarta-feira, 29 de julho, Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, a tradicional corrida de canoas realizadas pelos pescadores da Zona Norte de Teresina. A competição acontece há 22 anos que, em 2022, conta com oito competidores. O evento integra o novenário de São Pedro, que está em sua 68ª edição.
O Novenário em honra a São Pedro é realizado pela Comunidade Nossa Senhora do Amparo que faz parte da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
“Uma Festa que ao longo dos anos integra a fé e devoção à São Pedro e a cultura de um bairro que através de uma atividade de subsistência e renda, a pesca, construiu a alegria de colocar sobre a intercessão de São Pedro seu trabalho, as famílias e todo um bairro”, informou a Arquidiocese de Teresina.
Para Francisco José de Aquino, presidente da Associação de Pescadores do bairro Poti Velho, é uma alegria comemorar mais um ano de evento com todos os colegas com saúde. Ele diz que o evento é voltado para a celebração do Dia de São Pedro.
“E a pesca por aqui continua forte, não falta peixe. Não tem peixe grande, mas uma piabinha todo tempo tem”, brincou o presidente.
Na corrida, os pescadores vão começar remando do Parque Ambiental Encontro dos Rios em direção ao restaurante Pesqueirinho, uma distância de 1 km. Os primeiros colocados terão premiações em dinheiro e até uma canoa será entregue.
Programação
A competição de canoeiros é um dos eventos, que terá ainda uma missa aberta ao público, carreata e uma procissão, por volta das 15h, inclusive com percurso fluvial pelo rio Parnaíba, com a imagem de São Pedro sendo conduzida. A partida pelas águas acontecerá próximo ao Iate Clube de Teresina.
Veja a programação completa:
- 7h – Santa Missa no Restaurante O Pesqueirinho
- 10h – Corrida de Canoas e competição de tarrafas no cais do Rio Poti
- 15h30min – Concentração na praça do Poty Velho e carreata até o Iate clube (pela avenida Maranhão) seguida de procissão fluvial pelas águas do Rio Parnaíba e Poti.
- 17h30min – Chegada no cais do Restaurante O Pesqueirinho e início da procissão por ruas do bairro Poti Velho.
- 19h – Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Teresina Dom Jacinto Furtado.
Fonte: g1piauí.com