Notícias

Piauiense lança livro após catar mais de 130 kg de latinhas

Natural de Currais, no Sul do estado, Darcy Santos viu na reciclagem uma maneira de realizar o sonho de publicar uma obra.

Foi por meio das palavras que Darcy Santos, de 36 anos, conseguiu expressar e, também, lidar com as dificuldades que a rodeavam. Como ela mesma conta, “ler e escrever é uma terapia”.

Natural da cidade de Currais, no Sul do Piauí, a autora está lançando o livro “O Lobo Solitário”, publicação viabilizada após ela conseguir juntar mais de 130 kg de latinhas para pagar os custos.

Sobre suas inspirações para escrever a obra, Darcy conta que elas vêm das produções audiovisuais que assiste, tal como situações, até mesmo de abuso, vivenciadas por ela. Essa foi a forma que a piauiense encontrou para lidar com o trauma.

“Surgiram quando assistia seriados da TV e não concordava com as circunstâncias que determinado personagem passava. Mas antes disso, eu já havia escrito um texto com o título ‘Marina, a inocência perdida pelo os olhos de uma criança’. Tal inspiração foi por eu ter sido vítima violência sexual por um ex-patrão. Por carregar esse peso comigo por anos, resolvi escrever”, disse.

Atualmente, Darcy vive na cidade de Valparaíso de Goiás, no entorno de Brasília (Distrito Federal), onde trabalha como empregada doméstica. A escritora é formada em Letras, no entanto, ainda não teve a oportunidade de atuar na área.

Sem recursos financeiros e incentivo de patrocínio, a piauiense viu na reciclagem uma maneira de realizar o sonho de publicar um livro. “Vendo minha mãe que juntava latinhas que familiares descartavam para ajudar no orçamento do mês, resolvi tomar a frente. De sexta a domingo e feriados, eu passaria a reciclar para outra finalidade”, relembrou.

Tendo como cenário a pandemia da Covid-19, Darcy, vestindo uma camiseta que trazia estampada o projeto do livro, catava as latinhas que encontrava pela rua e em estabelecimentos comerciais. Ao longo de meses, ela conseguiu juntar mais de 130 kg, oportunizando, assim, que “O Lobo Solitário”, obra de Literatura Infantil, chegasse a outras pessoas.

“Ter concluído a publicação desse livro foi como se tivesse nascido um filho de uma gestação de alguns anos. Teve momento que pensei que jamais conseguiria, devido à minha realidade financeira e conhecimento para correr atrás de patrocínio ou verbas destinada à Cultura”, expressou Darcy.

Foto: Reprodução

Confira a sinopse de “O Lobo Solitário”:

Para quem conhece a história dos três porquinhos e da doce chapeuzinho vermelho, sabe que o grande vilão de ambas as histórias é do lobo mau.

Mas, isso está prestes a mudar…

Eu pergunto:

– Será que é possível existir um lobo dócil e amável?

E é isso que iremos descobrir juntos nessa história!

Convido você para conhecer a história de Pélik, o lobo mau solitário que vivia perambulando sozinho pelas florestas e vales.

Com relação ao futuro, Darcy está repleta de novos desejos. Os próximos passos dela é lançar um site próprio em parceria com uma gráfica. Dessa forma, a autora também terá conhecimento da dimensão atingida pelo livro, quantidade de exemplares disponíveis e valores.

Para ter acesso ao O Lobo Solitário — tanto no formato físico, quanto digital — basta acessar o site do Clube de Autores. Em breve, ele estará disponível em outras plataformas.

Fonte: clubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo