Política

Ciro perde para Bolsonaro em seu próprio estado no 1º turno

A surpresa, porém, é que Ciro não consegue vencer nem mesmo Jair Bolsonaro (PL) no estado. O atual presidente e pré-candidato à reeleição está em segundo na pesquisa Quaest, com 18% dos eleitores

Pré-candidato do PDT à Presidência da República, o ex-ministro e ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) não lidera as intenções de votos sequer no Ceará, seu celeiro eleitoral.

Segundo pesquisa Quaest contratada pelo próprio partido do presidenciável, Ciro tem hoje 11% do eleitorado no estado, no cenário estimulado (quando são apresentadas alternativas ao entrevistado). Lula (PT) é o primeiro colocado, com 59% das intenções de voto.

A surpresa, porém, é que Ciro não consegue vencer nem mesmo Jair Bolsonaro (PL) no estado. O atual presidente e pré-candidato à reeleição está em segundo na pesquisa Quaest, com 18% dos eleitores.

Caso as urnas confirmem o resultado, seria aquém do que o próprio Ciro conseguiu na eleição de 2018. Há quatro anos, o pedetista venceu no Ceará, mesmo sem conseguir ir ao segundo turno na disputa nacional.

No último pleito, vencido por Bolsonaro, Ciro teve 40,95% dos votos no estado. Fernando Haddad (PT) ficou em segundo, com 33,12%. Bolsonaro, então candidato pelo PSL, ficou em terceiro, com 21,74%.

Segundo turno
A boa notícia para Ciro na pesquisa Quaest é que, nas simulações de segundo turno, o pedetista consegue vencer Bolsonaro. Nesse cenário, Ciro aparece com 64% contra 24% do atual presidente.

Já na hipótese de um segundo turno contra Lula, o presidenciável pedetista não conseguiria vencer. Ciro ficaria com 28% do eleitorado ante 62% do petista, de acordo com o levantamento.

A pesquisa está registrada no TSE com os números BR-07841/22 e CE-05334/22. Ela foi feita entre 27 de junho e 1º de julho. Foram feitas entrevistas presenciais com 1.500 eleitores em 49 municípios do Ceará. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo