Notícias

Ópera da Serra da Capivara traz música e dança ao ar livre

Após dois anos suspensos devido à pandemia, o evento retornou para homenagear o legado de mais de 50 anos da cientista Niède Guidon.

A Ópera da Serra da Capivara 2022 estreou nessa quinta-feira (28) com muita música e dança ao ar livre no Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado o ‘berço do homem americano, localizado no Sul do Piauí. O local possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.

Após dois anos suspensos devido à pandemia, o evento retornou para homenagear o legado de mais de 50 anos da cientista Niède Guidon, pesquisadora responsável por destacar a arqueologia brasileira no cenário mundial.

Ópera da Serra da Capivara acontece ao ar livre no berço do homem americano — Foto: Divulgação/Ópera da Serra da Capivara
Ópera da Serra da Capivara acontece ao ar livre no berço do homem americano — Foto: Divulgação/Ópera da Serra da Capivara

O espetáculo aconteceu no anfiteatro da Pedra Furada, um dos cartões postais brasileiros mais famosos do mundo. A apresentação contou com a presença de Niède Guidon, que foi ovacionada pelo público.

Com acrobacias, encenações, figurinos e iluminação, a Ópera contou trechos da trajetória de mais de 50 anos de dedicação à ciência, especialmente na busca de respostas sobre a chegada dos humanos às Américas a partir do estudo das pinturas rupestres encontradas no Parque Nacional da Serra da Capivara.

“Este é o resultado de um trabalho em equipe. De pessoas que trabalharam comigo nas escavações e por todo o Parque. Tudo foi feito em conjunto, e com o apoio da população local. Muito obrigado!”, agradeceu Niède.

Ópera da Serra da Capivara durante apresentação em São Raimundo Nonato — Foto: Divulgação/Ópera da Serra da Capivara
Ópera da Serra da Capivara durante apresentação em São Raimundo Nonato — Foto: Divulgação/Ópera da Serra da Capivara

Shows

Além da apresentação da Ópera, o evento contou com os shows do DJ catarinense Gil Preto e da cantora Roberta Sá.

Nesta sexta-feira (29) terá mais uma apresentação do Ato Niède, seguida pela discotecagem do Brasilidades, e forró com o Cordel do Fogo Encantado.

No sábado (30), acontece a última apresentação da Ópera. O encerramento com o ritmo paraense de Dona Onete.

Serviço

  • Ópera da Serra da Capivara – Ato Niéde
  • Quando: dias 29 e 30 de julho de 2022 (programação completa AQUI)
  • Onde: Parque Nacional da Serra da Capivara
  • Mais informações em www.operadaserradacapivara.com.br

Fonte: G1Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo