Saúde

Saúde Mental: psiquiatra fala sobre relação tóxica

Às vezes, pode ser difícil identificar uma relação abusiva.

Se você já conheceu uma pessoa tóxica, deve saber como a relação pode ser desagradável e, algumas vezes, até violenta, seja por agressividade, possessividade, ciúmes ou manipulação. Identificar ou deixar de lado uma relação abusiva pode ser difícil, mas o psiquiatra Vicente Gomes seleciona algumas dicas de como se livrar dessa situação.

Vicente Gomes comenta  que as pessoas consideradas tóxicas “podem estar em qualquer lugar: em casa, no trabalho ou no círculo de amizade”.

“Essas pessoas acabam despertando sentimentos negativos entre nós. Você pode perceber logo no primeiro contato; quando você chega, conhece, conversa e, de repente, você se afasta e sente um mal-estar, um peso, uma coisa ruim. Isso já é um sinal de que aquela pessoa não tem uma boa energia”, conta o especialista.

Carol Oliveira, estudante. (Foto: ClubeNews)

Geralmente, as pessoas tóxicas  tendem a reclamar de tudo e são pessimistas que nunca se culpam. Elas tendem a colocar a culpa de tudo em outra pessoa, mesmo que de forma inconsciente.

O médico explica ser possível conversar com essas pessoas e falar sobre a situação. “Elas precisam de uma ajuda profissional. Estão passando por algum tipo de problema, com algum conflito a ser resolvido”, disse.

Quando a pessoa é tóxica sem ter intenção, a conversa pode fazê-la perceber e aceitar a ajuda de um amigo ou profissional. Porém, em casos de toxicidade proposital, as pessoas tendem a recusar a ajuda e a situação pode ficar ainda mais complicada.

A estudante Carol Oliveira já teve uma relação tóxica e fala de como é angustiante sustentar sozinha uma relação. “A gente fica para baixo, fica triste. É uma pessoa que a gente gosta […] e é doloroso escutar certas coisas. É desmotivante ver alguém se utilizando de chantagem emocional”.

PRIMEIRO PASSO 

Caso você esteja vivenciando uma relação tóxica, o psiquiatra esclarece que o primeiro passo para a cura é admitir a situação e tentar dialogar com a pessoa negativa e, se necessário, se afastar. Ele lembra que em relações amorosas é fundamental a conversa entre o casal para uma relação saudável.

Em caso de pessoas que infligem ordens sobre você, Vicente Gomes ressalta ser necessário saber dizer não e evitar as discussões. “Muitas vezes, nem vale a pena discutir com essas pessoas. Você acaba mais afetado”.

Pegou as dicas? Agora é só cuidar da própria saúde e manter a mente saudável, no bem estar que você merece. 

Fonte: portalclubenews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo