Notícias

TRE prevê divulgar resultado das eleições até às 22h do dia 2/10

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Anderson Lima, o TRE-PI vai trabalhar com uma logística que permitirá que a contagem aconteça de forma mais rápida.

O resultado das eleições no Piauí, que vai acontecer no dia 2 de outubro, deve ser concluído e disponibilizado até às 22h. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (08), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, explica que o tribunal vai trabalhar com uma logística que permitirá o deslocamento das urnas utilizadas na votação até, no máximo, 3 horas para um ponto de transmissão. Dessa forma, a contagem acontecerá de forma mais rápida.

“Considerando que é uma eleição geral, é natural que (a votação) passe das 17h por causa de eventuais filas nas seções eleitorais. A gente espera que até às 22h consiga finalizar a totalização (dos votos) no Piauí”, explicou o secretário.

Foto: Reprodução

Em 2022, a população brasileira vai votar para decidir quem ocupará os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Caso ocorra 2º turno, os piauienses retornam às urnas no último domingo de outubro, dia 30.

Distribuição das urnas

O TRE-PI iniciou, nesta segunda-feira (08), a distribuição das urnas eletrônicas para as eleições deste ano. Ao todo, serão 3.379 locais de votação espalhados pelo estado que receberão os equipamentos eletrônicos.

Os caminhões e carros utilizados para a distribuição vão percorrer cerca de 10.605 km em todo o Piauí. São 10.155 urnas disponíveis para 2022. Desse total, 8.950 são urnas eletrônicas de votação e as outras 1.205 urnas são de contingência, utilizadas em caso de necessidade.

Registros de candidaturas

Em cumprimento ao calendário eleitoral, os partidos políticos e as federações têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas dos nomes que concorrerão aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

“O registro de candidatos é um processo que ocorre após as convenções partidárias. Se o candidato foi escolhido em convenção, o partido pode fazer esse pedido coletivo até o dia 15 de agosto, com o horário limite de 8h da manhã pela internet e até às 19h na sede do TRE”, disse a chefe da sessão de controle e atuação de processos do TRE-PI, Carmem Campelo.

Fonte: clubenews.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo