Firmino Filho reduz salário, mas já torrou R$ 9,5 milhões em comunicação
Para divulgar ações da PMT, algumas TVs locais tem faturado até R$ 200 mil/mês, rádios até R$ 15 mil, portais R$ 50 mil
Nunca se gastou tanto, faltando ainda mais de cinco meses para terminar o ano. Nos primeiros meses de pandemia, a gestão de Firmino Filho saiu pagando uma média de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão para os meios de comunicação.
Vídeos curtos de 30 a 60 segundos feitos pela Prefeitura de Teresina foram feitos dezenas pela S.A. Propaganda, a agência que cuida das campanhas políticas do PSDB.
Para fazer os vídeos, a S.A Propaganda contratou uma outra agência amiga. O TCE vai precisar analisar bem os CNPJ dessas operações.
Cada vídeo de 30 segundos (personagens e depoimentos) que a PMT usou para comover e incentivar a população a ficar em casa custou, em média, R$ 8,5 mil. Isso é só o valor da criação do vídeo, fora o pagamento das TVs para divulgar. Uma rápida visita nas datas dos vídeos que constam no canal do Youtube da PMT dá para ter uma noção do produção em relação aos anos anteriores.
Para divulgar ações da PMT, algumas TVs locais tem faturado até R$ 200 mil/mês, rádios até R$ 15 mil, portais R$ 50 mil. Os pagamentos caem nas contas das agências contratadas e estas repassam para os meios de comunicação “parceiros”.
Ainda é preciso lembrar que a Secretaria de Educação que até pouco tempo era administrada pelo pré-candidato Kleber Montezuma, também possui contrato próprio com agências de publicidade no valor de R$ 2,5 milhões.
Assim, fica fácil gastar tanto dinheiro público em tão pouco tempo. O blog Código do Poder tem documento de tudo. Nem todas as informações estão disponíveis no Portal da Transparência.