COE recomenda flexibilização do uso de máscaras
A utilização do item de segurança em ambientes fechados permanece obrigatória até que o Governo do Estado publique decreto no Diário Oficial suspendendo a obrigatoriedade.
O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) recomendou a flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no estado após reunião na noite de segunda-feira(22). A informação foi publicada na manhã desta terça-feira (23).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), um documento com a proposta será encaminhado à governadora Regina Sousa, para elaboração do decreto.
“Para a tomada de decisão o comitê teve como embasamento os últimos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19, da 33ª semana (14 a 20 de agosto), que apresentou uma queda de 50% nos óbitos e 44 % nos casos da doença, em comparação a 32ª semana”, informou o órgão em nota.
Segundo a Sesapi, os números de internações também apresentaram uma queda, assim como a taxa de transmissibilidade, que saiu de 0,90 para 0,73.
“Nos embasamos nos últimos dados de internação e taxa de transmissão para enviar este documento à governadora. Assim que o decreto estiver pronto, vamos liberar o uso de máscaras em ambientes fechados”, afirmou o secretário estadual de saúde, Néris Júnior.
A obrigatoriedade das máscaras será mantida em ambientes de saúde e transportes coletivos. A recomendação para que idosos e imunossuprimidos utilizem o item de segurança também está mantida.
“Pedimos a nossa população que mantenham as medidas de higienização, pois elas previnem não só a Covid-19, mas também outras doenças. Além de manter atualizada sua carteira de vacina, com todas as doses necessárias para completar o esquema vacinal”, declarou Néris Júnior.
Fonte: g1piauí.com