Política

‘Time da fake news’: Após Sílvio, Joel contrata empresa alvo de CPI

A Benjamim Comunicação Ltda tem um contrato de R$ 350 mil com a campanha de Joel Rodrigues e 22,21% já foi utilizado. Até o momento, a empresa é a segunda do ranking de gastos de fornecedores do candidato ao Senado do ministro Ciro Nogueira

Candidato ao Senado pelo Progressistas, Joel Rodrigues também contratou uma empresa envolvida em investigações de empresas que seriam usadas para atacar os oponentes dos seus clientes.

LEIA MAIS: Sílvio Mendes paga R$ 400 mil para empresa alvo de CPI por fake news

A empresa também foi contratada pelo candidato a governador do Piauí pelo União Brasil, Silvio Mendes, e há suspeitas que a empresa foi contratada para atacar a chapa do Partido dos Trabalhadores, que tem Rafael Fonteles como candidato ao Governo e Wellington Dias ao Senado.

A Benjamim Comunicação Ltda tem um contrato de R$ 350 mil com a campanha de Joel Rodrigues e 22,21% já foi utilizado. Até o momento, a empresa é a segunda do ranking de gastos de fornecedores do candidato ao Senado do ministro Ciro Nogueira.

Foto: Reprodução

A empresa em questão esteve esse ano envolvida numa polêmica no estado de São Paulo e foi inclusive alvo de investigação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal paulistana.

A CPI dos Aplicativos apura o envolvimento da Benjamim Comunicação, entre outras empresas, que teriam sido contratadas por um aplicativo de entregas, para espalhar notícias falsas sobre a greve dos entregadores, que cobravam melhorias no trabalho.

Entre as funções da empresa estaria a produção de páginas e perfis falsos, além da postagem de memes, argumentos e comentários para desestabilizar o movimento.

Wellington Dias é o principal adversário de Joel Rodrigues e já vem sofrendo ataques na internet. Não se sabe ao certo se é uma ação orquestrada da empresa, mas esses tipos de ações não condizem com o processo democrático de eleição.

Neste ano, o MPF em São Paulo abriu uma investigação após denúncias de que o aplicativo de delivery iFood contratar a Benjamin Comunicação para prestar serviços de contrapropaganda e tentar inviabilizar uma campanha de entregadores por melhores condições de trabalho no estado.

“Tais estratégias, se bem compreendidas, também podem ter afetado a própria compreensão do público geral a respeito do que era demandado pelos entregadores. No ponto, chama atenção o fato de que empresas de publicidade teriam se valido de expedientes que simularam participações espontâneas no debate público realizado em redes sociais”, cita o procurador da República Yuri Corrêa da Luz ao solicitar investigação contra a empresa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo