Silvio Mendes criticou Firmino e defendeu teses de Bolsonaro na pandemia
No ano de 2020, durante a pandemia do coronavírus, Silvio Mendes deu entrevistas na televisão sustentando as teses do presidente Jair Bolsonaro.
Figura usada em peças publicitárias nas eleições deste ano, Firmino Filho foi duramente criticado até por supostos aliados, como Silvio Mendes, quando editou medidas no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
No ano de 2020, enquanto o saudoso prefeito de Teresina seguia estudos e normas científicas internacionais, na luta para proteger a população do invisível coronavírus, colocando em risco a sua história como gestor, Silvio Mendes dava entrevista na televisão sustentando as teses do presidente Jair Bolsonaro.
Cauteloso, a exemplo de gestores do mundo inteiro, Firmino vagava noites e madrugadas reunido com grupos de cientistas e estudiosos para avaliar as melhores ações de proteção à vida da população, apesar das críticas que recebia por conta dos decretos de restrição social. Por outro lado, Bolsonaro desafiava a ciência e os seus próprios ministros, notadamente contrário aos lockdown, num dos momentos mais temerosos da história da humanidade.
Foi então que Silvio Mendes, em novembro de 2020, apareceu avaliando a pandemia, repetindo as palavras de Bolsonaro, desqualificando tudo que Firmino havia feito para defender o povo. Apesar de ser médico, Silvio chegou a questionar a eficácia das vacinas que salvaram milhões de vida no planeta e que diminuíram as incidências de gravidade da doença.
Sílvio também criticou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e defendeu o uso da cloroquina em pacientes acometidos pelo vírus. O discurso é idêntico ao proferido quase diariamente por Bolsonaro, senão o mesmo.
Não por acaso, o ministro de Bolsonaro é o coordenador da campanha de Silvio nas eleições para o governo do Estado.