Carroceiros bloqueiam av. Marechal Castelo Branco em protesto contra projeto de lei
O projeto prevê o fim das carroças em Teresina.
Um grupo de carroceiros fechou a Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Câmara de Teresina, em protesto contra um projeto de lei da vereadora que prevê o fim das carroças em Teresina. O projeto, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas, foi protocolado na última quinta-feira (01) e deve ser lido em plenário na sessão de hoje.
As duas vias da avenida Marechal estão interditadas e carroceiros queimam pneus e galhos de árvores em manifestação.
Hemerson Duarte trabalha como carroceiro há quatro anos e, segundo ele, o projeto da vereadora prejudica toda a categoria por causa de casos pontuais de maus tratos.
“Ela fala se questão de maus tratos. Tem muitos carroceiros que fazem isso e abandonam os animais, ela não mente nessa parte. Mas a questão é montar um órgãos para fiscalizar e punir aqueles que fazem esse tipo de coisa”, defende Hemerson Duarte.
O carroceiro pontuou ainda que a intenção da manifestação é impedir que o projeto seja aprovado em plenário, mesmo com a intenção de implantação gradual e destinando empregos aos carroceiros.
“A gente vive disso. Muitos dos carroceiros não sabem nem pegar em uma caneta. Qual emprego ela vai dar? O que ela quer fazer com a gente?”, questionou o carroceiro.
O grupo de cachorreiro aguarda, enquanto manifesta em frente à Câmara, um posicionamento contrário dos vereadores em frente ao projeto de Thanandra.
Equipes do Corpo de Bombeiros, STRANS e da Polícia Militar estão no local para acompanhar a manifestação que segue até o momento sem tumulto.
Projeto
A proposta da vereadora proíbe o uso de animais para tração em Teresina e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses realizem um cadastro para reinserir os chamados, “carroceiros”, em outras profissões vigentes na cidade.
O projeto estabelece ainda que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. O prazo para o direcionamento dos condutores e à inserção no mercado de trabalho é de um ano.
Fonte: cidadeverde.com