EducaçãoNotícias

Estudante cria programa que facilita diagnóstico de câncer

Jair Oliveira faz parte do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí.

Uma pesquisa desenvolvida por um estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolvou o “Smart Pathology Plataform”, programa capaz de realizar com mais facilidade o diagnóstico de diversas patologias renais, inclusive o câncer.

O software, resultado de um Projeto de Iniciação Científica, foi elaborado pelo aluno Jair Oliveira, do curso de Ciências da Computação, com orientação dos professores Vinicius Machado e Keylla Urtiga.

A primeira versão do programa conseguia, com o auxlio de uma inteligência artificial, realizar a leitura das imagens apresentadas por alunos de medicina, indicando os aspectos e atributos mais relevantes a serem observados. Agora, a ferramenta também ajuda no diagnóstico clinico.

“O funcionamento é o mesmo do anterior, contudo voltado para o uso profissional. É feito a análise pela inteligência artificial das imagens clínicas e dependendo do tempo de resposta e observação da lâmina renal pelo patologista o diagnóstico pode sair em até 20 segundos. É necessária a confirmação do diagnóstico por um especialista, mas é válida a forma como o software agiliza todo o processo”, explicou Vinicius Machado.

Envolvido as duas etapas do programa, Jair Oliveira conta do entusiasmo em desenvolver pesquisa acadêmica. “A minha motivação é poder aplicar tudo aquilo que estudamos em um projeto e ver ele ganhar forma. Assim, quando busquei o professor Vinícius para a realização da pesquisa, eu já observava meus colegas no Seminário de Iniciação Científica da UFPI e achava muito empolgante ver a aplicação e funcionalidade dos projetos de estudo”, acrescentou.

O software está registrado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI).

Fonte: cidadeverde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo