Mãe Dináh ou grávida de Taubaté? Ciro engana com previsões fajutas
Ciro Nogueira aprendeu e muito a trabalhar baseado em narrativas mentirosas, algo comum no entorno e na gestão do atual governo de Jair Bolsonaro
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), tentou enganar por muito tempo o presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde que assumiu o comando do Centrão e negociou sua ida para a Casa Civil, o piauiense mudou radicalmente seu posicionamento político, passou a ser agressivo em suas publicações, e o pior, maquiou a realidade dos fatos para seu chefe Bolsonaro.
LEIA MAIS: Pesquisa com 2 mil eleitores mostra Rafael com 35% e Sílvio 30%
Puxado para ser o coordenador da campanha e impulsionador do nome de Bolsonaro principalmente no Nordeste, ao lado de Arthur Lira, Ciro chegou a publicar em suas redes sociais um vídeo com uma girândola de fogos de 1080 tiros.
LEIA TAMBÉM: Lula tem 71% e Bolsonaro 14% no Piauí, diz pesquisa Census
“Oi gente, tudo bem? Vocês sabem o que é isso? Uma girândola de fogos de 1080 tiros. Eu tô louco para acender ela, porque quando ela for acesa é porque o capitão do povo ultrapassou nas pesquisas o ex-presidente de atraso. Torça comigo, em breve tenho certeza que vou acender ela na minha casa”, disse o ministro.
A publicação ocorreu há cerca de um mês, ainda em agosto. No entanto, Bolsonaro continua estagnado nas pesquisas, não avança. Por outro lado, o ex-presidente Lula segue crescendo e pavimentando uma possível vitória ainda no primeiro turno.
Recentemente, em entrevista ao Portal GP1, o ministro chegou a garantir que Bolsonaro vencerá no primeiro turno em 19 estados da federação. Todas as pesquisas de intenções de votos mostra que faltando 15 dias para a eleição é Lula quem lidera com folga em 15 estados. Bolsonaro vence em apenas cinco.
Em 2020, na disputa pela Prefeitura de Teresina, Ciro Nogueira usou uma pesquisa do Instituto GP1 e do Opinar para tentar enganar a população teresinense. Na publicação, o ministro afirmava que Kleber Montezuma, então candidato pelo PSDB estava empatado com Dr. Pessoa, atual prefeito. No resultado final, Dr. Pessoa venceu com quase 100 mil votos de diferença.
O detalhe é que o mesmo Instituto Opinar é quem coloca Sílvio Mendes na dianteira para o Governo do Estado. Além dele, o IPEC, ex-IBOPE, ligado à família do deputado Júlio Arcoverde também coloca Sílvio na dianteira e com uma diferença que destoa de todos os demais institutos.
Mais uma informação espalhada pelo grupo de Bolsonaro e Sílvio no Piauí é a de que em Teresina a eleição terá uma diferença de pouco mais de 300 mil votos pró Sílvio Mendes. Mas, nunca na história essa diferença passou de 70 mil votos. Desta vez, Rafael Fonteles do PT conta com o apoio de 22 vereadores, 24 deputados estaduais e oito deputados federais. Nenhum analista político considera esses números apresentados por Ciro algo viável.
Ciro Nogueira aprendeu e muito a trabalhar baseado em narrativas mentirosas, algo comum no entorno e na gestão do atual governo de Jair Bolsonaro.
Quem foi mãe Dináh?
Foi uma famosa vidente brasileira que morava em São Paulo e ganhou fama nos anos 90 por ser assertiva em suas colocações. Ela possuía muitos amigos no campo político. Morreu em 2014.
Quem é a grávida de Taubaté?
Grávida de Taubaté, nome dado a Maria Verônica Aparecida ganhou destaque por estar supostamente grávida de quadrigêmeos. Ela e o marido, Kleber Eduardo Melo, surgiram nas redes sociais mostrando a gravidez. O caso ganhou destaque nacional e o casal foi indiciado pelo crime de estelionato.