PT e PRE mobilizam justiça para garantir ônibus no 2º turno
Para evitar a falta de transporte público no segundo turno das eleições, integrantes do Partido dos Trabalhadores e a Procuradoria Regional Eleitoral mobilizam instâncias jurídicas. Tanto os partidos pró-Lula como o Ministério Público Eleitoral querem garantir ônibus nas ruas para que o eleitor possa votar no dia 30 de outubro.
Hoje, o senador eleito, Wellington Dias (PT), informou que já esteve em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), Alexandre de Morais, para tratar sobre a necessidade do reforço no transporte público durante as eleições.
Desde o primeiro turno, a Procuradoria Regional Eleitoral vem adotando providências para que não falte o transporte público. Duas decisões judiciais do Tribunal Regional Eleitoral foram expedidas na última eleição para manter 100% dos ônibus nas ruas.
A Procuradoria apura se houve boicote e aguarda uma defesa dos empresários de ônibus. Uma nova decisão poderá sair nos próximos dias do TRE e do TSE.
Ao participar de reunião ampliada com os partidos, Wellington Dias explicou que houve duas reuniões, uma na quarta-feira (05) e outra na sexta (08).
“O grande desafio é garantir as condições do eleitor comparecer e votar. Eu participei de uma agenda com o ministro Alexandre de Moraes, onde tratamos de um clarificação melhor (a extinção do crime devido à publicação de lei) na decisão do ministro Barroso, no transporte no dia da eleição. A Lei diz que é direito do eleitor e da eleitora o direito ao transporte, então, como garantir isso? Teve uma reunião na sexta-feira e o presidente do TRE, Erivan, deverá adotar medidas que ficarão acertadas. Hoje, deve sair uma regulamentação”, disse.
No Piauí, o objetivo do grupo petista é aumentar a votação do ex-presidente Lula (PT) de 74% para 80%. Isso perpassa por maximizar a presença do eleitor nos locais de votação.
Fonte: cidadeverde