O secretário estadual de saúde do Piauí, Neris Júnior, solicitou ao Governo Federal que envie vacinas para crianças 3 a 4 anos para o estado, visto que a vacinação desta faixa etária está suspensa por falta de doses. A solicitação foi feita durante reunião com o representante do Ministério de Saúde, Romeu Mendes, na segunda-feira (17).
Além do pedido de envio, também foi solicitado que o órgão federal agilize a compra de imunizantes para o público infantil a partir de 06 meses de idade, que já teve a vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa).
Desde a autorização para imunizar esse público, no dia 15 de julho, o Ministério da Saúde enviou apenas um lote com 30 mil doses da CoronaVac, em 22 de agosto.
Na época, apenas 21% das crianças de 3 e 4 anos haviam sido vacinadas contra a Covid-19 e, aproximadamente, 75 mil aguardavam para receber o imunizante. Um novo lote, com 15 mil imunizantes para segunda dose, foi enviado no início de outubro.
“Estamos com mais de 70% desse público sem vacinar com a primeira dose. Das crianças que receberam a D1, mais de 50% aguardam pela segunda dose e, até o momento, não há previsão por parte do ministério do envio de novas doses”, afirmou o secretário Neris Júnior.
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que ainda não há previsão de chegada de imunizantes da Pfizer para vacinação de pessoas acima dos 6 meses.
Fonte: g1piauí