Notícias

Strans e Setut apresentam propostas para o 2º turno

Em propostas, Strans determina circulação de 92 ônibus e Setut de apenas 75. Ordem de serviço desta quinta-feira (20) não foi cumprida.

A Superintendência Municipal de Transportes de Teresina (Strans) informou, na manhã desta quinta-feira (20), que apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma proposta de ordem de serviço para circulação da frota mínima de ônibus no dia 30 de outubro, segundo turno das Eleições 2022. A frota mínima corresponde a 92 ônibus, distribuídos em 75 linhas.

“Será pelo menos um ônibus em cada linha, distribuído em várias viagens durante todo o dia, em todas as zonas eleitorais. Em relação aos domingos normais, teve um aumento de 405%. Nós garantimos que vamos conseguir prestar o melhor serviço pra sociedade, que vai conseguir votar de forma plena, exercer seu direito”, comentou o superintendente da Strans, Bruno Pessoa.

Segundo o gestor, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) foram acionadas para disponibilizar também veículos utilizados no transporte escolar.

“A gente conseguiu um cadastro da Semec de até 175 ônibus, com motoristas, para garantir essas rotas nas linhas que precisamos atender. Temos esse cadastro, vamos deixar de prontidão e levar à Prefeitura de Teresina para ser tomada a melhor decisão”, comentou em entrevista à TV Clube.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) propôs, anteriormente, a circulação de uma frota de 75 ônibus. Agora, a Justiça Eleitoral é responsável por analisar as propostas protocoladas e definir o quantitativo que atenderá os usuários

Nesta quinta-feira (20), usuários do transporte público de Teresina reclamaram da demora e da superlotação em ônibus. De acordo com o superintendente Bruno Pessoa, a ordem de serviço novamente não foi cumprida pelas empresas, que devem ser punidas pela Procuradoria Geral do Município de Teresina (PGM).

“Fomos surpreendidos com essa informação. Infelizmente os consórcios não atenderam totalmente nossa ordem de serviço e, no horário de pico, foram retirados alguns veículos das rotas. Estamos efetuando todas as notificações pra que tomem as medidas legais necessárias pra punir quem não cumpriu essa ordem. Vão ser lavrados os autos de infração”, concluiu o gestor.

Reunião entre TRE e representantes

Na última sexta-feira (14), o TRE-PI reuniu donos de empresas de ônibus que integram o sistema de transporte público de Teresina, para definir o funcionamento do serviço no segundo turno das Eleições 2022.

O órgão tentar evitar o que aconteceu no 1º turno, quando o número de ônibus que circulou foi inferior à ordem determinada pelo tribunal. Há, segundo o TRE, investigação de um suposto boicote na execução do serviço.

O procurador regional eleitoral Marco Túlio Caminha afirmou que as empresas podem ser punidas pela conduta. “A providência é que seja executada a multa de R$ 50 mil por hora, requerida pelo MPE, para cada consórcio que deixasse de cumprir a ordem”, declarou.

Fonte: g1piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo