Política

Lula vence Bolsonaro e é eleito presidente com 50,83% dos votos

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para um terceiro mandato como presidente do Brasil ao vencer o presidente Jair Bolsonaro neste domingo.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 76 anos,  foi eleito neste domingo (30) o 39º presidente da República. Com 98,81% dos votos apurados, às 19:57 o Tribunal Superior Eleitoral informou que o petista tinha 50,83% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que até o mesmo horário, totalizava 49,17% 

Ex-metalúrgico e 1º secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do campo e Diadema ,em 1972, Lula se elegeu defendendo a democracia, garantia de emprego, dignidade e o direito de comer três vezes ao dia, um discurso contrário as reformas negligentes, liberais e conservadoras do governo Jair Bolsonaro.

Lula materializou em votos o apoio que cultivou e ampliou a partir de famosos, redes sociais, e em viagens pelo Brasil para obter o mandato de presidente de 2023 a 2026.

PROPOSTAS DE LUIZ INÁCIO 

O presidente apresenta seu governo como um “programa de reconstrução e transformação do Brasil”.

A chapa petista não apresentou uma versão final do seu plano de governo mas apresentou um projeto prévio no Tribunal Superior Eleitoral .

No projeto Lula promete propor uma legislação trabalhista de proteção a todas as formas de ocupação; retomar investimentos em infraestrutura; sugere a mudança no padrão de consumo de energia e a construção de sistemas sustentáveis além de focar no combate à fome e à pobreza, com a volta de políticas públicas, como o Bolsa Família.

O projeto prevê estratégias de superar “o modelo neoliberal que levou o país ao atraso”.

BIOGRAFIA

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, no município de Caetés, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo um casal de lavradores iletrados que vivenciaram a fome a miséria na zona mais pobre de Pernambuco.

Durante a ditadura militar, liderou grandes greve de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o PT, em 1980, durante o processo de abertura política. O petista foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política.

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno, sendo empossado em janeiro de 2003. Na eleição de 2006 foi reeleito ao vencer no segundo turno contra Geraldo Alckmin.

O governo Lula teve como marco a consolidação de programas sociais, como Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.

Sob o comando de Lula, o Brasil prestou importante auxílio a países que passaram por grandes tragédias no início de 2010. Em janeiro o país ajudou no apoio às vítimas do terremoto no Haiti. No final de fevereiro, ajudou no auxílio às vítimas do terremoto no Chile. Ainda na política externa exerceu o mandato de presidente Pro-tempore do Mercosul.

A chapa Lula/Alckmin foi oficializada em 7 de maio, durante coligação partidária que é a maior registrado entre os candidatos na disputa. Com a adesão do Avante e Agir, a candidatura de Lula possui o apoio formal de uma aliança de nove partidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo