Notícias

Recenseador usa drone para mapear regiões antes da visita

Com o equipamento, Carlos Daniel Rodrigues Leal, de 20 anos, descobriu locais onde não há mais moradores, estradas que não existem, antes de ter que ir pessoalmente até lá.

Um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Piauí tem usado um drone para mapear as regiões em que deve atuar antes das visitas. Com o equipamento, ele descobriu locais onde não há mais moradores, estradas que não existem, antes de ter que ir pessoalmente até lá.

Carlos Daniel Rodrigues Leal, de 20 anos, é natural de Canto do Buriti. Ele usa seu drone para “visitar” as áreas onde deve coletar dados. Assim, consegue descobrir obstáculos e locais vazios sem precisar ir até o lugar pessoalmente.

“Há muitas estradas de difícil acesso, que torna quase impossível de chegar em uma determinada casa e, quando chega, não existe mais a casa, que está em ruínas”, disse Carlos.

Assim, as imagens servem como um norte, possibilitando chegar em endereços difíceis pelo ar e evitando “viagens perdidas”.

“Por mais que se tenha imagens do satélite, elas não são atuais e muitas estradas nem existem mais”, disse Carlos Daniel.

Daniel tem usado o drone para observar a zona rural do município onde nasceu. O trabalho foi aprovado pelo coordenador responsável por ele, Pedro Andrade. “É eficiente para mapear com imagens aéreas o percurso que o recenseador ainda iria realizar, se antecipando aos obstáculos e se certificando das unidades a serem trabalhadas”, disse.

Além de ajudar no trabalho do IBGE, o drone ainda serve para Carlos fazer uma renda extra com a captura de imagens aéreas de eventos e mapeamento de terrenos. “É uma forma de ter uma renda até que consiga um trabalho fixo”, disse.

Fonte: g1piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo