Política

Rafael Fonteles anuncia pacotão de reformas no Governo; saiba o que muda

As propostas ainda serão enviadas para a aprovação na Assembleia Legislativa do Piauí.

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou na tarde desta segunda-feira (21), diversas propostas de mudanças para o governo em 2023. 

Entre as propostas estão a mudança de status de algumas fundações e diretorias, que devem se tornar secretarias. 

Rafael confirmou através de suas redes sociais que vai transformar a Fundespi (Fundação de Esporte do Piauí), a Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural),  a Coordenadoria de Irrigação (Cofir) e a Coordenadoria de Mulheres em Secretarias.

O governador anunciou ainda a extinção de três fundações e companhias:

  • Extinção da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), com as mesmas funções sendo atribuídas para a Sesapi.
  • Extinção da Companhia Porto PI, com as mesmas funções sendo atribuídas para a Investe Piauí.
  • Extinção da companhia Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa), com as mesmas funções sendo atribuídas para a Investe Piauí.

Rafael anunciou ainda algumas mudanças de diretorias e coordenadorias, que funcionam dentro da estrutura de secretarias:

  • Alteração das atribuições da Coordenadoria do Idoso para a Superintendência do Idoso, dentro da SASC.
  • A atual Coordenadoria será substituída pela Coordenadoria para Áreas Metropolitanas (COAM). O foco da COAM será o desenvolvimento sustentável das duas áreas metropolitanas: Grande Teresina e Grande Parnaíba.
  • Alterar a Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais para Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais, no Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo