Notícias

Uespi não ofertará vagas no Sisu 2023.1; estudantes protestam

A decisão está bastante criticada por estudantes nas redes sociais.


A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) não ofertará vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas.

Com isso, a Uespi só ofertará vagas para novos alunos a partir de outubro de 2023. A decisão está bastante criticada por estudantes nas redes sociais. O vereador Ismael Silva (PSD) afirmou no twitter que milhares de estudantes serão prejudicados com a decisão da instituição de ensino em não aderir ao Sisu.

“Recebo com bastante indignação essa decisão da @uespioficial em não aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), deixando de ofertar vagas nos seus Cursos de Graduação, para o Semestre 2023.1. Minha preocupação reside, tão somente, nos milhares de alunos e alunas, que tanto se prepararam para o ENEM, sonhando em estudar nessa Instituição. Em havendo possibilidades, espero que essa decisão seja revista. Do contrário, será um grande retrocesso e desrespeito aos alunos e sociedade, em geral”, escreveu o parlamentar no Instagram.

Ao A10+, a Uespi confirmou a informação e citou que só receberá novos alunos em 2023.2. Neste mês, um decreto publicado no Diário Oficial do Estado instituiu diretrizes para a readequação do calendário acadêmico da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) a partir do ano que vem.

A resolução aprovou o cancelamento do período 2023.1 da Uespi para a adequação ao calendário anual. A instituição informou que a medida não afetará as atividades acadêmicas e que somente haverá uma alteração na nomenclatura do semestre.

Nas redes sociais, alunos criticaram a decisão da Uespi. Um internauta escreveu: “Isso é a maior palhaçada que eu já vi em toda minha vida, a pessoa estuda o ano todinho pra essa poha da Uespi vim com fuleragem de q n vai ofertar vaga no Sisu.1. Eu quero entender como isso vai ajudar o pessoal q tá atrasado?”, desabafou.

O vereador Aluísio Sampaio (PP) também comentou a decisão da universidade e citou que a decisão precisa ser revertida.

“Precisamos reverter essa decisão da UESPI, que prejudica milhares de estudantes que buscam uma vaga na instituição”, comentou.

Fonte: Portal A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo