Órgãos voltam a exigir uso de máscaras e comprovante de vacinação no Piauí
As medidas adotadas estão em conformidade com o decreto assinado pela governadora.
Com o aumento de 304% dos casos de Covid-19 no Piauí e o decreto que determinou a volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, alguns órgãos públicos também voltaram a exigir o uso da proteção no combate à doença. Desde agosto o uso não era mais obrigatório.
Conforme o decreto estadual assinado na segunda-feira (28), é obrigatório o uso de máscaras nos seguintes espaços: unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos.
O decreto também estabeleceu como facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.
Confira os locais de uso obrigatório:
- Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI); também exige comprovante de vacinação e proíbe a entrada de pessoas com sintomas respiratórios.
- Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI)
- Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)
- Universidade Estadual do Piauí (Uespi)
- Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI)
- Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI).
Fonte: A10+