O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), está em Brasília onde participa do evento intitulado ‘Pacto pela Aprendizagem’, realizado pelo ‘Todos Pela Educação’ e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O encontro reúne todos os governadores eleitos para tratarem da Educação Básica. De acordo com a página oficial do evento, os governadores eleitos e lideranças do próximo executivo federal se reuniram para discutir ações imediatas e estruturais para enfrentar os desafios da Educação Básica brasileira, alvos da pandemia da Covid-19.
Segundo Rafael Fonteles, o mundo passa por um período de ‘pós-guerra’. “É necessário muito investimento público e investimento maciço em educação. Mesmo com o novo Fundeb, a União ainda investe pouco em educação, visto que fica com 60% do bolo tributário. União concentra muitos recursos e estados e municípios são quem tem as maiores responsabilidades da política social”, destacou o governador.
ASSISTA AO VÍDEO:
Ele ainda reforçou a ideia de criação de um índice que possa medir a qualidade da gestão da educação em cada estado e município. Além disso, enfatizou a importância de institucionalização do Fórum dos Governadores.
“Falta uma instância em Brasília que represente os estados, principalmente após o massacre que os estados sofreram. Essa instância federativa dos governadores é extremamente necessária para termos força em Brasília”, finalizou.
Em Brasília, também estão presentes os futuros secretários (rafaboys), Marcelo Nolleto (Governo), Chico Lucas (Segurança), Washington Bonfim (Planejamento), Washington Bandeira (Educação), Mussoline Guedes (Comunicação) e Samuel Pontes (Administração).
VEJA VÍDEO ABAIXO: