Banco de sangue de Teresina convoca doadores dos tipos O+ e O- em caráter de urgência
As doações se tornam ainda mais importantes porque no fim de ano as quedas nos estoques sanguíneos tendem a se agravar em função das festas de final de ano. Todos os tipos sanguíneos são importants e uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
O GSH Banco de Sangue de Teresina está convocando doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- para fazerem doações em caráter de urgência, pois os estoques estão 66% abaixo do ideal. A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, inclusive aos feriados, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) – 3º andar (Prédio do Ambulatório Hospital São Marcos — Ala B).
No momento, conforme o Banco, a cobertura bolsas de sangue é de apenas oito dias, quando o período mínimo ideal para que se trabalhe com uma margem de segurança é de 18 dias.
Por isso, o apelo é para que os doadores que possuem essas tipagens sanguíneas se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para fazer a sua doação o quanto antes. A instituição destaca ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, e uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
As doações se tornam ainda mais importantes porque no fim de ano as quedas nos estoques sanguíneos tendem a se agravar em função das festas de final de ano, das confraternizações nas empresas e entre amigos e as férias escolares, em que as famílias viajam e, assim, muitas pessoas acabam deixando de doar.
A situação se agrava ainda mais porque a demanda por transfusões de sangue no período de férias aumenta entre as vítimas de acidentes de trânsito, pois há mais veículos circulando nas estradas. De acordo com o Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), julho e dezembro são os meses em que mais se registram acidentes dessa natureza.
A doação de sangue também proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes e vítimas de queimaduras.
Fonte: G1 Piauí