Notícias

Equatorial e Prefeitura fazem parceria para recolhimento de resíduos de podas

Em 2022 a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas de árvores em Teresina.

Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina assinaram um convênio que trata da sistematização de procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica, bem como o recolhimento e destinação de resíduos provenientes da atividade.

“Através da parceria, toda a programação das podas é compartilhada com a Prefeitura de Teresina. Com o convênio, o poder público municipal assume, por meio da Semduh e das Saads a função de recolher os resíduos provenientes das ações de podas realizadas pela Equatorial Piauí e descartá-los de forma adequada”, diz o Assessor de Relações Institucionais da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.

A queda de árvores na rede elétrica tem sido um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em todo o estado, na quinta-feira (22) a estrutura da entrada do setor de urgência e emergência da Unidade Integrada De Saúde Do Mocambinho, na Zona Norte, desabou por volta do meio-dia após a poda de uma mangueira atingir a marquise.

Solicitação de poda

Para solicitar a poda de uma árvore em que os galhos toquem ou estão próximos à rede elétrica, a população pode acionar a Equatorial Piauí pelo telefone 0800 086 0800.

Outra opção é informar à Prefeitura de Teresina através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saads) da região em que a árvore está localizada.

18 mil ocorrências em 2022

Dados registrados no Centro de Operações Integradas (Coi) da Equatorial Piauí, indicam que em 2021 foram registradas aproximadamente 11 mil ocorrências por conta de vegetação na rede. Até a primeira quinzena de dezembro, em 2022 esse número já ultrapassa 18 mil ocorrências, representando um aumento de 69%.

Uma mudança desse cenário passa pela conscientização quanto responsabilidades de realizar a poda regular da vegetação. A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo nos casos em que a vegetação está em contato ou muito próximo da rede elétrica.

A ação busca evitar acidentes com a população e danos elétricos aos consumidores. Somente em 2022, a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas em Teresina, investidos mais de R$ 5 milhões para realização dos serviços.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo