Notícias

Novo diretor da ATI diz que focará na modernização de serviços

A nova gestão atuará de forma integrada com outros órgãos do estado e trabalhará para aumentar a proteção dos sistemas.

Em entrevista a TV Clube, nesta quarta-feira (12), o novo diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Ellen Gera Moura, informou que, em sua gestão, o órgão focará na modernização dos serviços públicos e que a tecnologia atuará na geração de emprego e renda. Além disso, a ATI trabalhará de forma integrada com outros órgãos, como o Departamento de Trânsito (Detran-PI).

Ellen Gera explicou que ele, como todos os secretários, terão como referência o programa de governo do governador Rafael Fonteles (PT). No documento, segundo o diretor-geral, foi bastante focada a questão da transformação digital da máquina pública.

“De um lado o programa de governo traz essa perspectiva de ampliar a oportunidade de negócio pela economia digital, mas também a modernização dos serviços públicos. A tecnologia será transversal. O governador, inclusive, já anunciou que vai instituir um conselho de informática dentro do estado para que todas as áreas possam se desenvolver pela tecnologia de forma integrada”, afirmou.

A modernização tecnológica do estado contará com o próprio orçamento da ATI, mas também com investimentos que serão fornecidos ao órgão ao longo dos próximos quatro anos. “Nós já temos vários serviços que são oferecidos para a comunidade por meio da tecnologia. Para chegar a esse patamar que nós estamos buscando, com certeza, nós teremos mais investimento em infraestrutura, mas não só nisso, vamos ter que modernizar processos, diminuir burocracias, vamos ter que investir na formação das pessoas para que a gente possa, de fato, ter um ecossistema que entenda e use muito bem a tecnologia a serviço do cidadão”, disse.

Detran

Ellen Gera afirmou que o Detran vem passando por processos de modernização e que leva tempo para que o sistema do órgão se torne completamente moderno, ágil, estável, pronto para atender, sem problemas, à população. Entretanto, o gestor informou que esteve reunido com a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, para que os dois definissem medidas a serem adotadas para melhorar os serviços do departamento.

“Esses serviços precisam de infraestrutura para suportar a escalabilidade e a demanda. No momento em que eu coloco um serviço à disposição do público por meio da tecnologia, a infraestrutura tem que suportar. Eu já estive reunido com a diretora Luana Barradas, colocamos equipes para trabalhar de forma integrada tanto da ATI quanto do Detran para que a gente possa, primeiro, ter a infraestrutura adequada para o Detran, no que diz respeito à tecnologia, modernizar os processos que precisam ser modernizados e integrar esses serviços”, assegurou.

Proteção dos sistemas do governo

Sobre o fortalecimento da segurança dos sistemas do Governo do Piauí, o gestor informou que será feito um mapeamento para verificar os pontos de vulnerabilidade.

“Para que essa segurança se faça com mais precisão, é preciso que todos os sistemas estejam, de fato, integrados, passando pela grande Intranet do governo. Então, nós vamos fazer um grande mapeamento, verificar onde nós temos pontos de vulnerabilidade. Nós somos atacados diariamente, na sua grande maioria, as equipes conseguem barrar essas invasões”, declarou.

Segurança, saúde e educação serão prioridades na modernização de serviços

De acordo com o diretor-geral da ATI, a segurança, saúde e educação serão tratadas como prioridades no processo de transformação digital da máquina pública. São vários serviços que essas secretarias podem ter apoio da tecnologia.

Na educação, por exemplo, a nova gestão procurará levar internet para as zonas rurais do estado que ainda não possuem.

“O Piauí é referência, com mediação tecnológica, entrega de tablets, chips de dados, várias plataformas foram modernizadas na secretaria, mas nós temos dificuldades de acesso nos nossos anexos rurais. Então, nós temos muitos anexos na zona rural que não contam com acesso à internet. Por meio da ATI, por meio do Piauí Conectado, é possível que a gente melhore esse acesso e leve internet para esses postos de trabalho, para essas escolas na Zona Rural, por exemplo. Além disso, nós vamos precisar fazer um trabalho dentro da secretaria que também tem a ver com a educação tecnológica. Na medida que o governo se moderniza, a gente precisa também que as pessoas saibam usar esses sistemas”, finalizou.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo