Notícias

Sindicato arrecada alimentos para afetados por explosão

Vasto e Coco Bambu, localizados na Zona Leste da capital, ficaram completamente destruídos após uma explosão em 21 de dezembro. Alguns trabalhadores entraram em férias coletivas, outros foram desligados.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia do Estado do Piauí (Sinthogastro) realizou uma confraternização solidária, na segunda-feira (16), para arrecadar alimentos e doar aos funcionários e antigos colaboradores dos restaurantes Vasto e Coco Bambu em Teresina, destruídos após forte explosão em dezembro do ano passado.

A confraternização aconteceu na sede do sindicato, localizado no Parque Wall Ferraz, bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital. No espaço, foi realizado um torneio de futebol, com piscina liberada e música ao vivo. A entrada custava 1 kg de carne mais 1 kg de alimento não perecível.

Em dezembro de 2022, após a explosão dos restaurantes, cerca de 220 funcionários entraram em férias coletivas. Outros 67, no entanto, ainda estavam em período de experiência e foram desligados.

“O que aconteceu com o Vasto e o Coco Bambu pegou todos nós de surpresa e detectamos, dentro do grupo de trabalhadores, uma parte que estava ainda no processo de experiência e que teve o contrato rescindido. A gente buscou uma maneira de ajudar eles”, comentou o presidente Fernando Dias.

A iniciativa busca ainda formas de reinserir os profissionais no mercado de trabalho. “A nossa categoria não tem um poder aquisitivo muito alto, por isso a gente pediu que fosse 1 kg de alimento não perecível”, disse o secretário do Sinthogastro, Franklin Batista.

“A ação tá sendo direcionado para os trabalhadores que foram pegos de surpresa pelo término do contrato. Esse não vai receber seguro-desemprego ou FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)”, completou o secretário.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo