Morre professor José Reis, ex-presidente da FMC em Teresina
Ele estava internado em um hospital particular de Teresina, em tratamento contra um câncer de pulmão, com o qual já convivia há várias anos. José Reis é pai do guitarrista André.
Faleceu na manhã desta quarta-feira (25) o professor José Reis Pereira, ex-presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves. José Reis era professor aposentado da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Letras.
Segundo as primeiras informações, ele estava internado em um hospital particular de Teresina em tratamento contra um câncer de pulmão, com o qual já convivia há várias anos.
O atual presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, lamentou a morte do professor José Reis Pereira. “Ele sempre foi referência na Fundação Monsenhor Chaves, tanto na gestão quanto no trato com o s servidores”, disse.
Portela diz ter conhecido o professor José Reis quando começou a trabalhar com Cultura em Teresina. “O professor apoiou muitas das pautas das minhas pautas”, disse, enfatizando que tanto a Fundação e a toda a cultura de Teresina estão de luto.
José Reis Pereira era pai do guitarrista André de Sousa, músico reconhecido na capital, e quando foi presidente da Fundação, implantou o Projeto Banda-Escola, que revelou muitos músicos para capital. “Este projeto permanece e hoje temos 10 bandas existentes”.
Durante muitos anos, foi militante ativo do PSDB, fazendo parte do núcleo histórico do partido. A família ainda não revelou detalhes sobre o velório e o sepultamento. José Reis Pereira era natural de São João do Piauí.
Nota de Pesar
O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, vem, por meio desta nota, lamentar o falecimento do ex-presidente da FMC, Professor Zé Reis, na manhã desta quarta-feira (25/01).
Ênio Portela também lembra da relevância da gestão comandada pelo Professor Zé Reis, “dando firmeza às políticas culturais numa época onde investir em cultura era ser visionário”.
O Professor Zé Reis era um exemplo a ser seguido e até hoje tem o respeito dos funcionários desta casa e daqueles que ajudam a fortalecer a cultura no município de Teresina. Lamentamos a perda e esperamos conseguir prosseguir com sucesso o trabalho iniciado por ele.
Teresina, 25 de janeiro de 2023
Fonte: Meio Norte