Procon volta a autuar postos por preço abusivo na gasolina
Alguns postos conseguiram comprovar que já receberam das distribuidoras os combustíveis com valor aumentado, mesmo sem a nova carga ter chegado aos tanques.
A fiscalização do Procon encontrou três postos com preços abusivos da gasolina, em Teresina, nesta quinta-feira (26). Na última terça (24), a Petrobras anunciou um aumento no valor do combustível nas refinarias, mas segundo o Procon, o aumento deveria chegar ao consumidor apenas 4 ou 5 dias depois.
Em um dos casos, a gasolina, que era vendida até quarta-feira por RS 4,89, nesta quinta-feira estava com o valor de RS 5,35: quase 50 centavos mais cara. O g1 tentou falar com a gerência do posto, mas não teve resposta.
Segundo Arimateia Arêa Leão, gerente de fiscalização do Procon, o posto teria aumentado o valor porque a distribuidora já havia repassado o aumento, mas ainda assim o posto teria realizado um aumento superior ao equivalente que foi repassado.
“O aumento aconteceu nas refinarias e desde ontem os postos já aumentaram. Também estamos verificando aumentos nas distribuidoras. Nesse posto teve um aumento considerável”, disse.
O posto foi autuado e terá 15 dias para justificar o aumento. Caso não consiga, pode ser multado. Segundo Arimateia, as distribuidoras também devem ser autuadas, por já terem repassado o aumento aos postos nesta quarta-feira.
Com isso, alguns postos foram obrigados a aumentar os preços, para compensar o aumento abusivo das distribuidoras. “Nesses casos, o preço médio está em R$ 5,19, quando a distribuidora repassa. E vamos autuar também a distribuidora”, disse.
Luis Claudio é gerente de um dos postos que não foram autuados. Ele explicou que teve que compensar o aumento das distribuidoras, que já chegou ontem.
“Infelizmente quem fica prejudicado é o cliente. Desde ontem, em que tive que aumentar, já ouvi reclamações. Hoje da para ver que o movimento no posto já diminuiu bastante”, declarou.
Fonte: G1 Piauí