Caso Janaína Bezerra: processo é posto em segredo de justiça
Auto de Prisão em Flagrante, feito na Central de Flagrantes de Teresina, esteve disponível para acesso pelo sistema eletrônico da Justiça do Piauí ao público.
O processo que apura a morte da estudante universitária Janaína Bezerra, assassinada dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no último sábado (28), foi posto em segredo de justiça. Assim, não é mais possível acessar as informações pelos sistemas on-line do Tribunal de Justiça. O inquérito da Polícia Civil deve ser entregue ao Ministério Público na próxima semana.
Segundo o advogado Francisco Filho, que representa a família de Janaína, o que esteve exposto no sistema do tribunal foi o Auto de Prisão em Flagrante, feito na Central de Flagrantes de Teresina logo após o crime e a prisão do suspeito, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos.
“Esse material já era para ter posto em segredo desde o flagrante. Falamos sobre isso com a delegada que investiga o caso [Nathália Figueiredo], mas não foi ela quem fez esse documento. Depois, a própria Central de Inquéritos determinou que ficasse em segredo. Na verdade, o que aconteceu foi que corrigiram um erro”, contou o advogado.
Ele disse ainda que o inquérito policial, esse realizado pela delegada Nathália Figueiredo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), está sob sigilo desde o início.
“Essas informações, desde o primeiro procedimento na Central de Flagrantes, têm que ser sigilosas porque tratam de um crime sexual, para proteger a vítima, e porque trazem muito desconforto também à família dela”, comentou o advogado.
Fonte: G1 Piauí