Notícias

Ato silencioso na UFPI lembra vítimas de feminicídio no Piauí

O grupo instalou 18 cruzes no pórtico de entrada da universidade, na Avenida Nossa Senhora de Fátima. As cruzes trazem o nome de várias vítimas, incluindo Janaína Bezerra, estudante de jornalismo que foi brutalmente estuprada e assassinada dentro da instituição.

O Fórum de Mulheres Piauienses realizou um protesto silencioso na entrada da Universidade Federal do Piauí na manhã desta quarta-feira (8) para relembrar mulheres que foram vítima de feminicídio no estado. O protesto acontece nesta quarta por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

O grupo instalou 18 cruzes no pórtico de entrada da universidade, na Avenida Nossa Senhora de Fátima. As cruzes trazem o nome de Janaína Bezerra, estudante de jornalismo que foi brutalmente assassinada dentro da instituição, e a data 27 de janeiro de 2023, quando o crime aconteceu.

“É um protesto silencioso, para relembrar o caso da Janaína e para falar do feminicídio em geral, e da violência doméstica, um trabalho de reflexão. Existem outras Janaínas por aí”, comentou a advogada Tatiana Cardoso, coordenadora do Fórum de Mulheres Piauienses.

Em 2021, 37 mulheres foram vítimas de feminicídio no Piauí. O número é quase metade do total de mortes violentas de mulheres, 78 casos. Em 2022, 23 foram mortas por conta de sua condição de mulher no estado. Em pouco mais de 2 meses em 2023, quatro casos de feminicídio foram computados.

Além de não deixar que o assassinato de Janaína caia no esquecimento, o grupo busca também pedir mais rapidez na apuração de casos de violência contar as mulheres e mais segurança em todos os ambientes, incluindo a própria universidade.

“O caso da Janaína afetou todas as mulheres, e também as estudantes que ainda se encontram nesse espaço. Era uma menina cheia de sonhos, a 1ª da família a entrar na universidade, e foi uma vida que se perdeu. Ela foi o primeiro caso de assassinato, mas não o primeiro de violência, de assédio dentro da UFPI”, comentou a socióloga Marcela Castro, membro do Fórum.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo