Vereadores brigam durante sessão na Câmara de Picos
A confusão aconteceu na quinta-feira (9).
Dois vereadores brigaram durante uma sessão na Câmara Municipal da cidade de Picos (PI) na quinta-feira (9). Os dois só não iniciaram as agressões físicas porque outros vereadores interviram.
A confusão aconteceu entre o vereador Pedro Pio, do Partido Progressistas, que é líder do governo na Câmara, e outro parlamentar que faz oposição, o Marcos Buriti (PTB).
Durante a discussão, o parlamentar de oposição se levantou da cadeira e foi em direção ao outro, após ser chamado de “picareta”.
No início da sessão, o Marcos Buriti que faz oposição ao prefeito Gil Paraibano começou apontando falas na gestão. E isso teria motivado a discussão.
“Quero começar a minha fala, nesta tarde, repudiando a atitude do prefeito municipal de Picos. Um homem que tem tudo na vida, e parece que não quer ver os outros terem. Digo ao prefeito, que ele nunca calará a minha voz. Não quer que falem da gestão, então vai trabalhar. Fica o meu repúdio”.
Em outro momento, Pedro direciona ao Marcos e diz: “Eu estou falando e a vossa excelência tem que fica calado, tem que me ouvir. Agora, a vossa excelência deveria respeitar as pessoas. A sociedade picoense sabe que a vossa excelência é um picareta, picareta que anda mentindo”.
Na referida sessão, os vereadores deveriam votar a cobrança da taxa de lixo, que tem gerado polêmica na cidade. O espaço está aberto aos parlamentares para mais esclarecimentos.
ESCLARECIMENTOS
Em nota, a Câmara Municipal de Picos manifestou “preocupação e desaprovação com o ocorrido na sessão realizada no dia 09/03/2023, onde dois parlamentares se exaltaram durante uma discussão, culminando no encerramento da sessão”.
“Tal comportamento é inaceitável e prejudica o pleno funcionamento do Poder Legislativo. Informamos que o fato será levado ao Conselho de Ética desta Casa para as providências cabíveis”, diz a nota.
O esclarecimento é assinado pelo presidente da Câmara, vereador Eriberto Barros. “Reafirmamos o nosso compromisso com a ética, a moral e o decoro parlamentar, zelando sempre pelo interesse público e pelo respeito às instituições democráticas”.
“Reiteramos a importância do diálogo e do debate saudável entre os parlamentares, em busca de soluções efetivas e democráticas para as demandas da sociedade. A Câmara Municipal de Picos continuará atuando de forma responsável e transparente, visando sempre o bem-estar da população.”
Confira o vídeo:
Fonte: Clube News