Notícias

Famílias são abrigadas em escolas após cheia do rio Longá

Conforme a prefeitura, 10 famílias, com 35 pessoas, foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. Em Barras, o rio Marataoan segue no nível de Alerta.

O nível dos rios que cortam o Piauí tem subido nos últimos dias e começa a gerar mudanças nas cidades. Em Esperantina, a cheia do rio Longá fez com que famílias precisassem sair de suas casas na noite de segunda-feira (20).

A prefeita de Esperantina Ivanária Sampaio (MDB) disse ao g1 que 10 famílias (35 pessoas) foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil estadual seguem monitorando as áreas de risco.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), que monitora o nível dos rios do Piauí, o rio Longá atingiu a cota de Inundação nessa segunda (20), chegando a 7,41 metros de profundidade.

Horas depois, o nível caiu para 7,13 metros nesta terça (21), permanecendo no nível de Alerta. A tendência é que o nível caia nas próximas horas.

Ainda segundo a prefeita Ivanária, os moradores atingidos são pessoas que vivem em área de risco de alagamento e que ano após ano deixam suas casas na época de cheias do rio Longá.

“Todo ano a água invade essas mesmas casas, das mesmas pessoas. Todos já foram bem abrigados e estão sendo assistidos. A gente se adiantou para retirar eles de lá antes de uma enchente maior”, comentou a prefeita.

Monitoramento dos rios em ‘Alerta’

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), os rios Longá, em Esperantina, e o Marataoan, em Barras estão na ‘cota de Alerta’ de risco de inundação.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba apresenta 4,61 m de profundidade, no nível de ‘Atenção’, anterior ao nível de ‘Alerta’. O nível deve subir nas próximas 12 horas para valores em torno de 4,79 m, e permanecendo no nível de atenção.

Em Barras, a profundidade do rio Marataoan chegou a 3,97 metros, e a tendência é de que o nível continue subindo nas próximas horas. A cota de inundação do Marataoan é de 4,2 metros.

Segundo o Grupo de Resgate Voluntário (Gav) de Barras, a água invadiu algumas casas nesta segunda-feira (20) mas a situação voltou ao normal na terça-feira (21), sem que nenhuma pessoa precisasse ser retirada de casa.

Ainda segundo o Gav, os moradores das áreas de risco conhecem bem a dinâmica do rio, e se preparam para as épocas de cheia.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo