Lula cancela viagem à China por conta de ‘pneumonia leve’
Ao blog, o médico do presidente disse que conversou com ele, recomendando que não viajasse. Lula aceitou.
O presidente Lula cancelou viagem à China por conta do quadro de pneumonia leve. Ele vai ficar no Brasil para terminar o tratamento da doença.
Procurado pelo blog, o médico do presidente, Kalil Filho, disse que conversou com Lula junto com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, e recomendaram que ele não fosse à China.
O presidente concordou.
De acordo com a Secom, ainda não há previsão de quando Lula irá à China.
A pneumonia foi identificada na noite de quinta-feira (24). Lula cancelou a agenda de sexta (25) para descansar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Em evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na quinta, Lula fez apenas um discurso rápido e disse que “pouparia a voz” para o encontro com o presidente da China, Xi Jinping.
Na agenda antes do cancelamento, o presidente faria discurso no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável já na segunda-feira (27). A reunião bilateral entre Lula e Xi Jinping aconteceria na terça (28).
A pneumonia é uma doença inflamatória nos pulmões causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares.
Íntegra da nota
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:
Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
Nota médica abaixo:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”
Secretaria de imprensa da Presidência da República
Fonte: G1 Política