Ônibus voltam a circular em Teresina; impasse permanece na zona Sudeste
Conforme o Setut e a Superintendência de Trânsito, a frota usual na capital é de cerca de 220 veículos. Desses, aproximadamente 40 não estariam circulando, os que compões o Consórcio Theresina, da Zona Sudeste.
Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina retornaram às atividades oficialmente nesta segunda-feira (27), no primeiro dia útil após 12 dias de greve. Apesar da volta, a população segue insegura quanto à quantidade de veículos que circulam pela capital.
O Sindicato das Empresas (Setut) informou que a frota usual está em circulação, com exceção da Zona Sudeste. Conforme o Setut e a Superintendência Municipal de Trânsito, a frota usual na capital é de cerca de 220 veículos. Desses, aproximadamente 40 não estariam circulando, os que compões o Consórcio Theresina, da Zona Sudeste, que ainda negocia o pagamento de salários atrasados dos trabalhadores.
O movimento grevista dos colaboradores do transporte coletivo da capital teve seu fim na última sexta-feira (24), após a convenção coletiva de trabalho, que garante direitos aos colaboradores, ter sido assinada durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI).
Conforme a consultora jurídica do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), Naiara Moraes, a quantidade ônibus circulando em Teresina é, em teoria, a mesma da apresentada antes da greve.
“A ordem de serviço está totalmente atendida. Ainda não foi possível haver essa operacionalização para atender os 220 ônibus em circulação, já que ainda existe uma questão em relação ao pagamento dos valores do acordo para dois lotes. Por isso, ainda não houve a regularização da folha de pagamento, e consequentemente os trabalhadores não estão em condições de retornar. Acreditamos que até hoje, por volta do meio-dia, exista essa operacionalização financeira da prefeitura, para que seja possível fazer o pagamento que estão faltando, para os atuantes das zonas Sul e Sudeste”, explicou a profissional.
Naiara destacou ainda que os lotes citados possuem condições operacionais distintas, o que explica o retorno dos ônibus que atendem a zona Sul, mesmo sem o repasse do lote. Questões específicas ainda estão sendo resolvidas quanto à zona Sudeste.
Segundo a consultora, a frota dos transportes poderá ser ampliada após o aporte mensal de R$ 3,3 milhões por parte da Prefeitura de Teresina. Até o mês de agosto, uma ampliação de 80 ônibus deve ocorrer.
“O acordo foi firmado e deve ser encaminhado para homologação. Ele parte desse sentido, de que é um valor inicial que pode ser ampliado, já que trabalhamos com o piso de início, mas que permite a retomada de 20 ônibus a cada mês, com exceção do mês de julho. Assim, teremos uma frota de 300 ônibus circulando”, explicou Naiara.
Pagamento de salários
Questionada sobre a garantia de pagamento de salário dos motoristas e cobradores, a profissional afirmou que o valor do subsídio não cobre todos os gastos, mas que com a convenção assinada, a situação pode ser regularizada.
“O valor de 80 ônibus circulando a mais no horário de pico é de R$ 1,1 milhão, então posso dizer que a dificuldade existe, pois o déficit ainda somado a esse valor é de R$ 6,6 milhões por mês. Então, ainda é insuficiente os R$ 3,3 milhões, já que ocorrerá um déficit de R$ 3 milhões, mas acredito que com a convenção assinada, que garante a regularização dos pagamentos, a operação possa ser ajustada”, declarou Naiara.
150 novos ônibus
Quanto à proposta da prefeitura, de adquirir e colocar em circulação 150 novos ônibus, Naiara Moraes frisou que os novos ônibus não resolvem a questão que envolve o atraso no pagamento de débitos, que estão avaliados em mais de R$ 150 milhões.
O assunto ainda deve ser analisado juridicamente, já que existe toda uma implicação para manter os veículos em circulação na capital.
Fonte: G1 Piauí