IPVA: prazo para pagamento com desconto encerra amanhã (31)
Aos interessados em parcelar o imposto, a primeira parcela deve ser paga, sem descontos, também nesta sexta-feira (31). Confira calendário.
O prazo para pagar a cota única 2023 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto encerra nesta sexta-feira (31). Aos interessados em parcelar o imposto, a primeira parcela deve ser paga, sem descontos, também nesta sexta-feira (31).
O desconto de 5% para o pagamento da cota única está valendo desde o dia 1º de março. As duas parcelas seguintes do IPVA 2023 devem ser pagas no dia 28 de abril e no dia 31 de maio. Confira o calendário.
Calendário de pagamento parcelado do IPVA 2023
1ª parcela | 31 de março |
2ª parcela | 28 de abril |
3ª parcela | 31 de maio |
Fonte: Portal Sefaz Piauí
Neste link o usuário deve colocar o número do Renavan e a placa do veículo para ter acesso ao valor a ser pago com desconto.
O Detran-PI também disponibilizou na página principal um link para o contribuinte emitir apenas as guias do IPVA: http://taxas.detran.pi.gov.br/ipva/index.jsf
Segundo o diretor de arrecadação da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Fernando Jufat, a secretaria monitora os pagantes que optam por quitar o IPVA nos últimos dias para garantir o desconto e afirma não haver possibilidade de um novo prazo.
“Não teremos prorrogação, até porque existe a possibilidade de três cotas”, disse.
O secretário estadual de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, alerta para que as pessoas não percam esses prazos, pois o pagamento do imposto é necessário para poderem circular regularmente. O IPVA é cobrado de proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus e aeronaves.
“Além de poder transitar regularmente, ao pagar seu IPVA, a pessoa ainda contribui para que 50% desse recurso seja destinado ao município de origem da placa do referido veículo. Além disso, 20% do que é arrecadado com o IPVA é destinado para melhorias na educação, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, explica o secretário estadual da Fazenda.
Fonte: G1 Piauí