Notícias

Seduc anuncia ensino integral para 200 escolas do Piauí

Hoje, a rede de tempo integral contém 96 escolas em funcionamento. O projeto visa transformar mais 104 escolas já existentes em escola de tempo integral, concluindo as 200.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nesta quinta-feira (30), o programa “Acelera Seduc”. O programa contempla as ações e projetos que serão desenvolvidas durante a gestão do governador Rafael Fonteles (PT). Um dos programas é o “Ser Integral faz Diferença”, que visa a ampliação das escolas integrais do estado de 96 para 200, até o final do ano.

Ao g1, o secretário de educação do estado, Washington Bandeira, afirmou ainda que junto do que está sendo realizado um estudo de necessidade e viabilidade de concurso público para professores, mas enfatiza que ainda há profissionais que serão chamados pelos testes seletivos ainda vigentes.

“Estamos fazendo um levantamento do nosso quadro e das nossas necessidades para concluirmos se vai ser necessário um concurso. Se sim, levaremos a proposta ao governador Rafael Fonteles”, disse.

Ele destacou ainda que hoje a rede de tempo integral contém 96 escolas em funcionamento. O projeto visa transformar mais 104 escolas já existentes em escola de tempo integral, concluindo as 200.

“Temos os recursos para essa ampliação do programa de Fomento de tempo integral, que é um recurso do governo federal, como também usaremos os nossos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Tesouro Estadual”, afirmou.

Outro projeto lançado é o de Recomposição da Aprendizagem, que consiste na promoção de aulas extra de língua portuguesa e matemática para todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º do ensino médio.

O Superintendente de ensino, Antônio Amaral, destacou que a ação deve envolver cerca de 3 mil professores de língua portuguesa e matemática.

“Quase 37 mil estudantes da rede pública estadual serão beneficiados. É isso que queremos que aconteça, até o final do ano”, afirmou.

O terceiro projeto que teve lançamento no Palácio do Karnak foi o “Seduc Tec”. Este, é voltado para expansão do ensino profissional, técnico e tecnológico.

“Iremos expandir os cursos voltados para as vocações produtivas do estado e para as profissões do futuro, sobretudo o turismo, energias renováveis, agrotécnica, inteligência artificial e tecnologia da informação”, disse Washington Bandeira.

Dentro do programa foi lançado o curso de desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial. “O curso vai atender 5 mil alunos da 1ª série do ensino médio de 100 escolas”, finalizou o secretário.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo