Notícias

Teresina amplia público-alvo para imunização contra gripe

A imunização ajuda a evitar a infecção que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou, nesta segunda-feira (10), a vacinação contra a influenza (gripe) em crianças de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da saúde a partir dos 50 anos.

A coordenadora da campanha, Emanuelle Dias, informou que a imunização infantil será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Inicialmente estamos contemplando as crianças de seis meses a dois anos, mas em breve ampliaremos para as outras faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disse.

Emanuelle Dias orientou que, no momento da vacinação, os pais devem apresentar um documento de identificação da criança com foto que comprove sua idade e o cartão de vacina.

Os demais públicos (trabalhadores da saúde a partir dos 50 anos, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente) serão atendidos no Teresina Shopping (Edifício Garagem G1) e nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí – os mesmos que disponibilizam o imunizante bivalente contra a Covid-19.

“Ressaltamos que os pacientes podem tomar as vacinas da gripe e covid bivalente na mesma oportunidade, por isso a escolha dos mesmos locais”, afirmou a coordenadora de vacinação.

Os documentos necessários para receber a vacina da gripe são: documento de identificação com foto e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde e cartão de vacina.

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Programação – Vacinação contra a influenza (gripe)

10/04 a 14/04 (segunda a sexta)
Público: Crianças de 6 meses a 2 anos
Local: UBS
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

10/04 a 14/04 (segunda a sexta)
Público: Trabalhadores da saúde 50 anos e mais; gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente
Locais: Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), Terminal do Buenos Aires, Terminal Parque Piauí
Horário: 9h às 17h

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo