Procon vai avaliar qualidade dos combustíveis no Piauí
A população pode denunciar casos de possíveis adulterações. Anteriormente, as amostras precisavam ser encaminhadas para fora do estado.
Um laboratório móvel desenvolvido pelo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) vai fiscalizar a qualidade da gasolina encontrada nos postos. Segundo o órgão, a ação ocorre devido aos frequentes casos de combustíveis adulterados no Piauí.
O laboratório móvel deve avaliar diversos aspectos do combustível, incluindo a cor e a composição das amostras. A população poderá denunciar casos de possíveis adulterações através do canal do e-mail: atendimentoprocon@mppi.mp.br e/ou dos contatos 2221-8120 e 3216-4550.
O chefe de fiscalização, Arimatéia Área Leão, explicou como o processo ocorre. “Identificando a irregularidade, o posto será imediatamente interditado, já que a análise sairá imediatamente e assim teremos um laudo já com a certeza do erro”, informou o chefe de fiscalização.
A nova implantação permite que o resultado saia em um período menor, já que antes as amostras eram enviadas para fora do Piauí. Agora, o resultado poderá sair em uma hora e meia, no próprio pátio do posto.
Conforme o Procon, o investimento não deve ficar restrito somente à capital. As fiscalizações devem ocorrer em 8 regionais espalhadas pelo Estado.
Um posto de gasolina localizado na Avenida Barão de Gurguéia, zona Sul de Teresina, foi o primeiro a receber a visita do Programa na manhã desta segunda-feira (17).
Aristóteles Moraes, que é proprietário do estabelecimento, destacou que a prática é de grande importância. “É um benefício muito grande para a sociedade, pois vai mostrar a transparência dos postos de combustível da capital, e trazer segurança para o consumidor. Permite mostrar que estamos comercializando produtos de qualidade conforme especificações técnicas da Petrobrás”, contou.
Fonte: G1 Piauí