UBS da Taboca do Pau Ferrado volta a atender nesta quinta (27)
Local estava interditado há mais de duas semanas, para reforma. Pacientes precisavam se deslocar mais de 5 km de distância para outra unidade.
Parte da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Taboca do Pau Ferrado, na zona rural Sudeste de Teresina, volta a funcionar nesta quinta-feira (27). O local estava fechado para reforma, há mais de duas semanas. A suspensão do serviço causou transtornos aos moradores da região.
Conforme a gerente de engenharia e arquitetura da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sara Carvalho, fortes chuvas provocaram avarias e, por questões de segurança, a UBS Dr. Luiz Gonzaga Pires precisou ser interditada e avaliada. Pequenas obras de reparo e reforço na estrutura ainda estão sendo feitas no local.
“Hoje (26), a Gerência de Engenharia e Arquitetura apresentou o laudo que constatou que não houve dano estrutural e liberou 2/3 da área física da UBS para funcionamento. Somente uma pequena área continua interditada enquanto durarem as obras de reparo com drenagem das águas e reforço na estrutura do auditório e da lateral do prédio”, explicou a gerente.
Durante a principal etapa da reforma, consultas e exames foram transferidos para a UBS da comunidade Estaca Zero, que fica a mais de 5 km do povoado Taboca do Pau Ferrado. Moradores chegaram a relatar que a distância e a ausência de linhas de ônibus na região dificultavam os atendimentos e coleta de medicamentos essenciais.
“A nossa indignação, enquanto usuários da UBS, é que esse deslocamento foi feito para uma comunidade que mora em local que não tem transporte público. Não pensaram no deslocamento da população”, contou a líder comunitária Adalgisa Silva, na ocasião.
A partir desta quinta-feira (27), a UBS Dr. Luiz Gonzaga Pires volta a funcionar nos turnos manhã e tarde, com duas equipes do programa Estratégia Saúde da Família.
“Estaremos com as equipes de profissionais para atender a população com todos os serviços que a comunidade necessita como consultas médicas, vacinas, marcação de consultas especializadas, entrega de medicamentos e serviços de odontologia, entre outros serviços”, garantiu a coordenadora da unidade de saúde, Paloma Santos.
Fonte: G1 Piauí