Piauiense conquista prêmio internacional de artes plásticas
João Elyo, de 12 anos, conquistou o 1º lugar na categoria "abstrato". Dois quadros do pequeno artista foram selecionados para participar do 21° salão internacional de Artes, em Madrid, na Espanha.
O menino João Elyo conquistou mais uma exposição internacional para seu já longo currículo, apesar dos 12 de idade: o pequeno pintor piauiense recebeu o prêmio de “melhor abstrato” no 21° Salão Internacional de Artes, na Espanha.
Duas telas de João Elyo foram selecionadas para participar da exposição na galeria Galleryspt, localizada em Madrid, de quarta-feira (26) a domingo (30).
“Enviamos o Portfólio do João Elyo para participar da seleção e, para nossa alegria, duas das obras dele foram selecionadas pela curadoria. João ficou em primeiro lugar na categoria ‘Abstrato'”, explicou a mãe de João, Elenilza Araújo.
As duas telas de João que foram selecionadas, chamadas “Gravetos” e “Morada nas estrelas” (imagem acima). As telas trazem o estilo do menino, marcado pelo forte contraste de cores e pinceladas rápidas. Ele usa pincéis, rolos e até borrifadores para pintar, e cria imagens que parecem iluminadas.
A exposição foi organizada à distância, e duas versões impressas das telas foram expostas, sem a necessidade do transporte dos originais.
Esta foi a terceira vez que o menino teve obras expostas em galerias da Europa. A primeira aconteceu em 2021, quando ele foi convidado para participar de uma exposição no famosos Museu do Louvre, em Paris, na França.
Além desta premiação, João conquistou dois prêmios nacionais em 2023: o 1º lugar na categoria “Artista destaque”no Prêmio Innovare Marketing e o 1º lugar na categoria Artes Plásticas no evento “Artes de março”, no Teresina Shopping.
Fonte: G1 Piauí