Política

Câmara de Teresina aprova divisão das SAADs Sul e Sudeste

A mudança está contida no pacote da minirreforma anunciada pelo prefeito Dr. Pessoa.

A Câmara Municipal de Teresina aprovou por 23 votos, na sessão desta terça-feira (02), o projeto que trata sobre a divisão das SAADs Sul e Sudeste. A mudança está contida no pacote da minirreforma anunciada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e, de acordo com o líder do Palácio da Cidade na Casa, vereador Antônio José Lira (Republicanos), além da divisão, a minirreforma também incluiu a criação da Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Seman).

Também no pacote estão as coordenações de Gestão de Mercados e Boxes das Praças Públicas de Teresina, também ligada a Semduh, e da Casa da Mulher Brasileira, vinculada ao órgão que será inaugurado no segundo semestre. Outra mudança foi a criação de uma central de licitações para a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Eturb e Prodater.

“As três coordenadorias foram criadas, uma para o bem-estar animal, outra que é a preocupação que o prefeito tem com a mulher, de forma mais direta, que é a Casa da Mulher Brasileira. A terceira é a coordenadoria para cuidar de maneira direta dos mercados públicos e dos boxes, além da aprovação para dividir as SAADs Sul e Sudeste. Teresina cresceu e está praticamente ligada a Demerval Lobão. Não pode ficar somente na mão de um superintendente. Todos têm consciência que o Grande Dirceu é uma cidade dentro de outra cidade. Queremos dar celeridade à gestão”, explicou o líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira.

Foto: Reprodução

Placar da votação

Quanto aos 23 votos favoráveis a aprovação da minirreforma, Antônio José Lira afirmou que não foi surpresa e que já havia repassado ao prefeito Dr. Pessoa o placar. “Conheço todo vereador e o prognóstico que eu disse era de 18 a 22 votos, foram 23 e como o presidente só é acionado quando empata, sobraram cinco votos, quatro votaram contra e o vereador Vinícius Ferreira que se ausentou, o que não é surpresa ele fazer isso nas votações”, afirmou Lira.

Votaram contrário a aprovação da minirreforma os vereadores Luiz Lobão (MDB), Evandro Hidd (PDT), Ismael Silva (PSD) e Aluísio Sampaio (Progressistas) e uma abstenção de Vinicius Ferreira (PSD).

Base definida

O líder do executivo teresinense lembrou que os impasses ocorridos na votação dos empréstimos serviram para construir aqueles que, realmente, defendem a base de Dr. Pessoa na Câmara Municipal.

“Eu disse uma vez para o prefeito, na votação do empréstimo ocorreu desencontro, desentendimento, mas ali foi o início na formatação de uma base. Quando me perguntou: ‘vai ser aprovada a reforma’, respondi ao prefeito: vai ser sim, de 18 a 22 votos, o placar acertei e foram 23. Acredito que nesse momento, não existe base e nem oposição, pois a reforma tem um único objetivo, dar celeridade a gestão do prefeito Dr. Pessoa”, finalizou o vereador Antônio José Lira.

Fonte: GP1 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo