Recadastramento da Prefeitura termina hoje (3) e servidores apontam dificuldades
O processo de recadastramento de servidores e pensionistas foi iniciado no dia 10 de abril.
O prazo da primeira etapa do recadastramento de servidores ativos e inativos da Prefeitura de Teresina termina nesta quarta-feira (03), porém, muitos servidores estão com dificuldades para atualizar os dados cadastrais na plataforma online.
Esse é o caso da servidora pública Maria Auxiliadora Chaves, que trabalha há 26 anos no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. Em entrevista à TV Cidade Verde, ela explicou que está com dificuldade para encontrar o CPF do seu pai, uma informação solicitada pela PMT no recadastramento. Maria Auxiliadora informa que ele já faleceu há mais de 50 anos e o número não consta em nenhum dos documentos deixados por ele.
“Eu já tentei procurar o CPF dele em todos os documentos porque eu recebo dizendo que o meu cadastro está incompleto e ele vai continuar incompleto porque eu não estou conseguindo e eu não sei mais a quem recorrer porque apesar do meu pai ter sido prefeito, ter sido delegado, na cidade em que ele viveu, eu não estou conseguindo o CPF dele”, desabafou a servidora.
O secretário municipal de Administração, Leonardo Silva, explica que a orientação para os funcionários que enfrentam problemas relacionados a ausência de dados é que continuem as buscas, já que a Prefeitura atende a uma exigência do Tribunal de Contas do Estados (TCE) e não pode por decisão própria omitir qualquer tipo de informação pedida.
“Esse dado que está sendo cobrado no recadastramento é um dado que o município vai ser utilizar dele para prestar alguma declaração ao órgão de controle, no caso o TCE. É o TCE que está exigindo esse dado e a gente oriente os servidores a buscarem esse dado junto a um familiar, a um documentação, que no caso um pai falecido tenha deixado com os familiares. A gente está orientando ao máximo esse servidor buscar esse dado porque é um dado obrigatório para o recadastramento”, explica Leonardo Silva.
Ao todo, a medida atinge 26 mil servidores ativos, inativos e temporários do município de Teresina. O processo faz parte de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e é realizo de forma online através do site https://servicos.teresina.pi.gov.br/recadastramento/portal/.
Até o final da tarde de ontem (02), mais de 16 mil servidores já haviam realizado o recadastramento. Leonardo Silva chama a atenção de quem ainda não fez o procedimento para evitar a perda de prazo e por consequência, ter o seu salário suspenso.
“O decreto que regulamenta o recadastramento ele vem com um artigo falando da suspensão salarial no caso de um servidor não se recadastrar e não justificar o porquê de não ter feito o recadastramento. O salário dele pode ocorrer de ser suspenso até que ele se regularize. O município não vai tomar o salário do servidor, ele vai simplesmente suspender para provocar o servidor a se regularizar junto ao município”, reforçou o secretário de administração.
A atualização dos dados cadastrais do servidores da Prefeitura de Teresina começou no dia 10 de abril e até o momento não há indicativo de prorrogação de prazo desta primeira etapa.
Fonte: Cidade Verde