Cresce a emissão de Passe Livre para idosos e PCDs em Teresina
De janeiro a abril de 2023, foram emitidos 1.665 passes livres, sendo 1.124 para idosos e 541 para PCDs. Fim da pandemia é um dos motivos considerados para o aumento, conforme a Prefeitura.
O número de solicitações pelo benefício do Passe Livre Municipal cresceu 13% em 2023. O Passe Livre garante acesso gratuito ao transporte publico de Teresina para idosos e pessoas com deficiência.
Os dados da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) apontam que, de janeiro a abril de 2023, foram emitidos 1.665 passes livres, sendo 1.124 para idosos e 541 para PCDs.
Para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o aumento da emissão aconteceu, principalmente, pela reabertura comercial diante do relaxamento das medidas preventivas da Covid-19.
“São dois públicos que merecem uma atenção maior e diante da pandemia da Covid-19, pouco circulavam e consequentemente, não tinham tanta necessidade do Passe Livre. A gente observa a normalidade das atividades e a busca de emitir, retirar a segunda e a própria revalidação do benefício”, disse.
Como conseguir seu Passe Livre Municipal de Teresina
O primeiro passo para emitir seu Passe Livre Municipal é se dirigir a unidade de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro, levando documentos necessários e devidamente atualizados:
- RG e CPF e comprovante de residência (leve o original e uma cópia de cada um)
- Pessoas com deficiência: devem apresentar o laudo médico, que ateste a deficiência, podendo ser expedido pelo: Hospital Lineu Araújo, ACEP, APAE, CAP’s e CEIR.
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC): devem ainda apresentar cópias: do cartão do benefício e do extrato, identificando o pagamento do benefício (caso receba em conta corrente).
Após este processo, o CRAS agendará para ser emitido o Passe Livre no Núcleo da Cidadania, que se localiza na sede da Semcaspi, localizada na Álvaro Mendes, 861 – Centro (Sul) (Por trás da Prefeitura de Teresina).
Segunda via e revalidação acontecem na próprio Núcleo da Cidadania, no entanto, o atendimento inicia nos CRAS
Fonte: G1 Piauí