Notícias

Consórcio paralisa atividades de coleta de lixo; Prefeitura de Teresina fará mutirões

Há seis dias sem a coleta, a cidade acumula lixo que se espalha com as chuvas.

De forma emergencial, a Prefeitura de Teresina decidiu, nesta segunda-feira (15), realizar a contratação de veículos autônomos para auxiliar na coleta de lixo. Esta medida deve ser aplicada pelas Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (Saads) de cada região da capital.

O Portal ClubeNews apurou que alguns caminhões saíram da sede da empresa com funcionários para retornar com o serviço de coleta, após, pelo menos, quatro dias de paralisação. A empresa Litucera não teria liberado os caminhões. Atualmente, ela vive uma batalha judicial com a PMT e discutem a renovação do contrato.

Também não há informações de quantos caminhões voltaram a circular nesta segunda-feira (15). A foto de um caminhão foi enviado à TV Clube por volta das 11h de hoje.

Foto: Reprodução ODia

Funcionários da empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo da capital, denunciaram nesta segunda-feira (15) ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública de Teresina (SEACEPI), Jonatas Miranda, que a empresa recolhe os caminhões e impede a saída dos profissionais para a limpeza.

“Essa paralisação não está sendo feita por parte do Sindicato dos Trabalhadores, até porque os nossos salários e o vale-alimentação estão em dias. A paralisação está sendo feita pela empresa, que parou de fornecer o maquinário para que a coleta de lixo seja feita na capital”, disse Jonatas Miranda.

ESCLARECIMENTO

A Prefeitura informou em nota lamentar a atitude da empresa, já que os salários estão em dia e os direitos trabalhistas estão em cumprimento. Há seis dias, a empresa Litucera, responsável pelo serviço, não retira os caminhões da garagem. Até o momento a empresa não declarou a motivação para o impedimento da saída dos veículos. Confira:

Nota da Prefeitura Municipal

A prefeitura de Teresina lamenta a atitude da empresa responsável pela limpeza pública na cidade, de paralisar as atividades, visto que não há atraso no pagamento dos serviços.

O prefeito doutor Pessoa determinou o credenciamento de veículos de maneira emergencial para atender a demanda da limpeza pública durante a paralisação. O credenciamento está sendo feito por todas as Saads e os trabalhos já iniciam na manhã desta segunda-feira (14).

RENOVAÇÃO DO CONTRATO

“O contrato da empresa atual está se encerrando no final do mês e virá uma nova empresa. Desta forma, vamos continuar colaborando com a prefeitura para a realização da limpeza pública”, ressaltou o presidente do sindicato.

A Prefeitura de Teresina deve escolher, por meio de um processo licitatório emergencial, a nova empresa responsável pela coleta e transporte de lixo na capital.

Segundo antecipou o blog Bastidores da Notícia, quatro empresas – sendo três piauienses e uma pernambucana – disputam o certame, no valor de R$ 16,6 milhões mensais por um período de seis meses.

O coordenador da Central de Licitação da Secretaria de Administração (SEMA), André Rosado, garantiu que os atuais trabalhadores que atuam no sistema serão mantidos e negou a possibilidade de descontinuidade do serviço durante o processo de transição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo